Abec

Abec


     

Processo de aquisição do sistema da escrita alfabética de alunos em defasagem idade/série

Resumo: Esse estudo teve como tema norteador a análise do processo de aquisição do sistema de escrita alfabética de educandos do 4º ano que apresentavam defasagem idade/série. Uma turma de 20 alunos que, por variados motivos, não consolidou os pré-requisitos que os caracterizassem alfabetizados-letrados, visto que as dificuldades evidenciadas envolviam principalmente a escrita e a leitura. O presente estudo qualitativo utilizou pesquisa do tipo intervenção e estratégias desenvolvidas com o uso de gêneros textuais. Para tal, essa pesquisa analisou os diagnósticos das produções textuais, sendo que o primeiro diagnóstico foi realizado no final do primeiro bimestre e como na tentativa de produção textual não obtivemos o desempenho esperado, optou-se por fazer a análise sobre a atividade de ditado, o que permitiu observar os níveis de hipóteses de escrita. No segundo bimestre, as intervenções sobre a leitura e escrita foram realizadas, após observação e, visto os poucos avanços alcançados, os diagnósticos não foram aqui computados, ainda que alguns alunos estivessem no processo condizente à idade/série, relativos tanto a estrutura textual quanto a escrita alfabética, ainda assim optou-se por fazer a análise dos diagnósticos dos terceiro e quarto bimestres. A análise dos textos produzidos pelos alunos, após intervenção, revela que os participantes apresentaram melhor desempenho na produção textual referente aos estágios em que se encontravam quanto ao nível de hipótese de escrita, ou seja, classificados em três grupos, os présilábicos, os silábico-alfabéticos e os alfabéticos. Nesse sentido, ainda que as intervenções tenham ajudado a melhorar o desempenho dos estudantes nas produções textuais, o grupo de alunos pré-silábicos, mesmo com avanços, demonstrou que era preciso mais tempo para ajustar e melhor concretizar todas as informações apreendidas naquele ano letivo. Os demais alunos demonstraram maior entendimento ao produzir os textos com coesão, coerência, argumentação, legibilidade da letra, aspectos gramaticais, notacionais e por fim a forma de discurso. Nesses termos, destaca-se que o trabalho da intervenção, associados aos variados recursos textuais, corroborou para a ampliação e a promoção do processo de leitura e escrita, visto que a aprendizagem significativa pode servir de parâmetros para propiciar maior controle da repetência e evasão escolar. Palavras-chave: Leitura e escrita, Alfabetização-Letramento, Produção textual, Distorção idade/série.

Nome do Autor: Eliana Ferreira de Mattos
Nome do Orientador: Verônica Branco
Instituição: Universidade Federal do Paraná
Estado:Paraná
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MATTOS, Eliana Ferreira de. Processo de aquisição do sistema da escrita alfabética de alunos em defasagem idade/série. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2019.