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Funções executivas e leitura de palavras e pseudopalavras em crianças alfabéticas

A literatura descreve teorias que afirmam que o funcionamento deficiente das Funções Executivas (FE), desempenhariam um papel fundamental no surgimento de características observadas em indivíduos com diagnóstico incluído nos Distúrbios do Espectro do Autismo (DEA). Esta dissertação pretende investigar a relação entre escores obtidos em tarefas de FE e em tarefas de leitura de palavras e pseudopalavras em crianças alfabéticas em desenvolvimento típico e em crianças com diagnóstico de DEA e analisar estas correlações, compreendendo o funcionamento executivo de crianças com DEA e suas interferências no processo de alfabetização. Os resultados indicaram que as crianças com DEA apresentam desempenho semelhante aos seus pares típicos na leitura de palavras e pseudopalavras, sendo o que diferencia os desempenhos são os tempos superiores apresentados pelas crianças com DEA para realizar as provas de leitura. Não foram encontradas também diferenças estatística para a Torre de Hanói no modo manual e modo tablet entre os grupos. Sendo assim, crianças com DEA apresentaram desempenho semelhante às crianças em desenvolvimento típico nas tarefas que avaliavam as FE, sendo o que os diferencia novamente é tempo superior encontrado pelas crianças com DEA para desempenhar estas tarefas

Nome do Autor: Ana Carolina Martins Cortez
Nome do Orientador: Marcia Maria Peruzzi Elia
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Grad. em Ciências da Reabilitação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências da Saúde: Medicina
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: CORTEZ, Ana Carolina Martins. Funções executivas e leitura de palavras e pseudopalavras em crianças alfabéticas. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Grad. em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.