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O trabalho do alfabetizador nos anos iniciais da educação fundamental na rede municipal de Goiânia: uma análise a partir da ergologia

Este estudo objetiva, a partir do ponto de vista da atividade, compreender o trabalho das alfabetizadoras no Ciclo de Alfabetização (Ciclo I) da Educação Fundamental na Rede Municipal de Educação de Goiânia- RME. Trata-se de um estudo de caso, iniciado em janeiro de 2018, que utiliza o aporte teórico-metodológico da Ergologia para compreender o trabalho docente. Buscou-se melhor compreender as dramáticas dos usos de si que envolvem o trabalho de uma alfabetizadora, os valores, saberes e competências que permeiam essas dramáticas e orientam a professora nas normalizações que realiza. Evidenciar tais questões possibilitou um olhar mais apurado acerca do trabalho docente, mostrando a riqueza do que as professoras alfabetizadoras fazem no desenvolvimento de seu trabalho. Para isso, foram realizados os seguintes procedimentos: levantamento bibliográfico sobre alfabetização enfocando o trabalho docente do alfabetizador, um estudo de caso a partir de observações, entrevistas (de explicitação sobre o trabalho, verbalização induzida e história de vida), e a análise documental sobre as prescrições ao trabalho do alfabetizador. O estudo aponta fragilidades na implementação de políticas públicas voltadas para a alfabetização, bem como a necessidade de qualificar o acompanhamento pedagógico e organizar o trabalho pedagógico a partir das demandas reais e específicas de cada escola.

Nome do Autor: Odiliana Ribeiro de Souza
Nome do Orientador: Ronei Guaresi
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Estado:Goiás
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SOUZA, Odiliana Ribeiro de. O trabalho do alfabetizador nos anos iniciais da educação fundamental na rede municipal de Goiânia: uma análise a partir da ergologia. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiás, 2019.