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Apropriação da linguagem escrita por meio de aplicativos em dispositivos digitais

Com o avanço tecnológico e, consequentemente, com o aumento do uso dos dispositivos digitais, novos atos, novos gestos e novos modos culturais de escrita são criados. Diante desse cenário, o objeto da pesquisa relatada neste trabalho foi o uso de dispositivos digitais no processo de apropriação da linguagem escrita. O objetivo foi compreender o modo como as crianças se apropriam da linguagem escrita por meio do uso do aplicativo WhatsApp em smartphones e pela construção de narrativas com o uso do programa Microsoft Word em computadores. As questões norteadoras da pesquisa foram: Como a criança lida com a linguagem escrita na era digital? Como ela pode usar e se apropriar da escrita por meio de aplicativos em dispositivos digitais? Quais os gestos praticados por ela ao escrever utilizando os recursos dos dispositivos? Partiu-se da hipótese de que a criança vive em uma cultura digital e em virtude dessa inserção os aplicativos e dispositivos digitais podem auxiliá-la no processo de apropriação dos atos de escrever, impulsionar o seu desenvolvimento e seu modo de pensar. Tendo como base essa hipótese, a tese da pesquisa foi a de que, inserida em situações reais de escrita, a criança aprende a moldar seus enunciados por meio dos gêneros vinculados ao suporte digital. O uso dos dispositivos é essencial no processo de apropriação da escrita, porque, ao utilizá-los, a criança tem acesso a recursos que a auxiliam na construção, inscrição e elaboração da escrita e amplia as chances das escolhas dos enunciados, das palavras e dos caracteres com base em uma configuração gráfica. A pesquisa teve como metodologia a pesquisa-ação em consonância com os pressupostos defendidos pela pesquisa em ciências humanas. A geração de dados foi realizada em uma Escola Estadual e em uma ONG de assistência social e educação, ambas localizadas na cidade de Marília-São Paulo. As ações para gerar os dados foram desenvolvidas com 10 crianças entre os anos de 2015 a 2017, por meio de escrita de mensagens instantâneas com o uso do aplicativo WhatsApp e de narrativas, com base nos contos clássicos dos irmãos Grimm, no programa Microsoft Word. Ao final da pesquisa foram construídos livros para organizar as narrativas criadas pelas crianças. A elaboração foi feita pelo aplicativo Bookwright. Os dados foram gravados em áudio e vídeo, salvos em arquivos nos dispositivos digitais. Entre os autores que embasaram as discussões realizadas nesta pesquisa estão Bakhtin, Volóchinov, Medviédev, Vigotski, Jakubinskij e, também autores contemporâneos como Christin, Souchier, Bajard, Chartier, Arena entre outros que estudam a linguagem escrita na tela dos dispositivos digitais. Os dados foram organizados nos seguintes núcleos temáticos: A construção de enunciados para o Outro por meio de aplicativos de mensagens, Constituição do autor e a escrita de narrativas por meio do editor de texto, e Gestos praticados pelas crianças durante o ato de escrever na tela dos dispositivos digitais. Os resultados com base nos dados discutidos nesses núcleos indicam que com o uso dos dispositivos digitais a criança tem a possibilidade de se apropriar da linguagem escrita com sua natureza ideográfica e, portanto, autônoma em relação à linguagem oral. As ações realizadas para escrever seus enunciados nesses novos suportes evidenciam a riqueza dos gestos específicos da escrita contemporânea. O uso do smartphone e do computador por crianças no início do processo de alfabetização altera o modo como lida com a escrita, o seu modo de pensar e amplia as possibilidades de sua inserção no mundo da cultura escrita e no mundo digital.

Nome do Autor: Sônia de Oliveira Santos
Nome do Orientador: Dagoberto Buim Arena
Instituição: Universidade Estadual Paulista
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SANTOS, Sônia de Oliveira. Apropriação da linguagem escrita por meio de aplicativos em dispositivos digitais. 2019. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2019.