Abec

Abec


     

Pedagogia dos multiletramentos em um projeto de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: construção de base para um projeto de compartilhamento pedagógico

Esta pesquisa tem por objetivo compreender o processo de intervenção pedagógica de uma professora, mediado pelas práticas de multiletramentos, em uma classe de terceiro ano do Ensino Fundamental I, no contexto sócio-histórico-cultural da escola e, a partir disso, desenvolver uma proposta de compartilhamento de práticas pedagógicas colaborativas entre os professores. O fundamento teórico-metodológico é o Crítico Colaborativo, por buscar uma compreensão crítica acerca do contexto sócio-histórico-cultural dos sujeitos envolvidos, por meio de ações colaborativas e intervenções pedagógicas das práticas de multiletramentos. Os multiletramentos despertam a criatividade, o dinamismo, a inovação, o interesse e a motivação para a produção de sentidos, para a desencapsulação das ações pedagógicas, para a aprendizagem expansiva e para a valorização do meio sociocultural do educando, dentro de perspectivas multimodais, multimidiáticas e multiculturais, com práticas transformadoras. Como procedimentos de produção e coleta de dados, foram utilizados vídeos, fotos, atividades pedagógicas e relatórios que foram analisados com base na linguagem da reflexão crítica: descrever, informar, confrontar e reconstruir. O resultado da pesquisa evidencia a transformação da práxis pedagógica da professora pesquisadora, por meio de um projeto de leitura para o letramento alfabetizador. A relevância deste estudo justifica-se pela importância da prática pedagógica como processo de formação contínua no desenvolvimento docente e para fomentar a diversidade das ações pedagógicas no contexto escolar. A compreensão dos resultados permitiu desenvolver uma proposta de compartilhamento de práticas e ações pedagógicas de multiletramentos, pautada em um processo de formação crítico-colaborativa de professores.

Nome do Autor: Nordeci de Lima Silva
Nome do Orientador: Jauranice Rodrigues Cavalcanti
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SILVA, Nordeci de Lima. Pedagogia dos multiletramentos em um projeto de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: construção de base para um projeto de compartilhamento pedagógico. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.