Abec

Abec


     

Da fala para a leitura em voz alta: variação linguística, tipos de leitura e desempenho na aprendizagem inicial da leitura de alunos do 3º ano do ensino fundamental

O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa que teve como objetivo analisar e compreender a contribuição do início do desenvolvimento da atividade de estudo como estratégia pedagógica essencial ao processo de apropriação e objetivação da linguagem escrita pelas crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como objeto o processo de apropriação da linguagem escrita das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo em vista defender a tese de que a iniciação da atividade de estudo, especificamente da tarefa de estudo, como propulsora do desenvolvimento do processo de apropriação da linguagem escrita na produção de diferentes gêneros discursivos. Como processo inicial da atividade de estudo desenvolvemos a proposta de construção de jornal com base nas técnicas pedagógicas freinetianas, com a finalidade de criar necessidades de produção escrita de textos de diferentes gêneros discursivos como conteúdo do jornal. Esse trabalho resultou na construção coletiva de 6 (seis) edições de jornal, uma ao final de cada semestre letivo. O conteúdo das produções textuais resultou das vivências das crianças no contexto escolar, problematizadas e produzidas coletivamente. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública municipal de Marília-SP envolvendo como sujeitos crianças no período do 1º ao 3º Anos do Ensino Fundamental que foram acompanhadas pela professora, caracterizando-se como uma investigação longitudinal a partir da abordagem metodológica do experimento formativo, cuja base é a Teoria Histórico-Cultural. Os dados foram gerados a partir do processo de produção textual individual de diferentes gêneros discursivos realizadas ao final de cada edição do jornal, totalizando 09 (nove) produções textuais de cada sujeito da pesquisa, durante os 3 anos (três) anos da pesquisa. As produções textuais individuais formam ordenadas e analisadas com base nas categorias dos níveis de desenvolvimento histórico da linguagem escrita pela criança e dos elementos linguísticos da enunciação discursiva como enunciado, pontuação, paragrafação, coerência, coesão, título e corpo de texto, ortografia e vocabulário. As produções textuais das crianças foram ordenadas e analisadas de acordo com o ano de escolaridade, tendo em vista evidenciar a evolução processual da apropriação da linguagem escrita com base nas especificidades do 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa demonstraram desenvolvimento gradual do processo de apropriação e de objetivação da linguagem escrita simbólica pelos sujeitos a partir do desenvolvimento da atividade de estudo - tarefa de estudo. Esse resultado nos permite concluir que a construção do jornal como desenvolvimento inicial da atividade de estudo constituiu-se estratégia teóricometodológica essencial ao desenvolvimento do processo de apropriação e objetivação da linguagem escrita pelas crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Nome do Autor: Vanilda Gonçalves de Lima
Nome do Orientador: Suely Amaral Mello
Instituição: Universidade Estadual Paulista
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: LIMA, Vanilda Gonçalves de. Da fala para a leitura em voz alta: variação linguística, tipos de leitura e desempenho na aprendizagem inicial da leitura de alunos do 3º ano do ensino fundamental. 2019. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2019.