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ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: orientações didáticas à luz da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica
Se por um lado, há muitas pesquisas científicas acerca da alfabetização, por outro, ainda são escassas as produções teóricas e proposições para este campo do conhecimento que tenham como estofo teórico a pedagogia histórico-crítica e a psicologia histórico-cultural. Por defendermos o direito subjetivo e inalienável dos indivíduos apropriarem-se das mais ricas objetivações humanas, neste caso, a língua escrita é que escolhemos a alfabetização como objeto de pesquisa desta tese de doutorado. Levantamos a hipótese de que a organização lógica dos conteúdos da língua escrita é variável interveniente no processo de alfabetização, promovendo o desenvolvimento da capacidade de generalização e abstração necessária à aprendizagem da língua escrita e, a partir dela, o domínio de conteúdos e conceitos de outras áreas do conhecimento. A partir disto, estabelecemos como objetivo geral desta pesquisa: formular orientações de encaminhamentos didáticos para o ensino da língua escrita no 1º ano do ensino fundamental tendo como base a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica. Para tanto, adotamos o seguinte percurso metodológico: exposição panorâmica do objeto de pesquisa, a partir da análise de dados oficiais a respeito do analfabetismo, analfabetismo funcional e desempenho na leitura e na escrita dos alunos em avaliações externas e de uma síntese dos métodos e teorias acerca da alfabetização; levantamento de pesquisas sobre o ensino da língua escrita elaboradas sob os fundamentos da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural indicando os temas e assuntos já pesquisados e os que ainda demandam maior investigação e aprofundamento; proposição de encaminhamentos didáticos para o ensino e avaliação da língua escrita no 1º ano do ensino fundamental à luz do enfoque histórico-crítico; e por fim, explanação dos fundamentos teóricos a respeito da memória e da automatização das correspondências grafofônicas na apropriação da língua escrita. Para desvelar as mediações e as contradições internas do fenômeno em análise, adotamos, como método científico de investigação, o materialismo histórico-dialético e esperamos ter demonstrado, nesta pesquisa de natureza conceitual, como a dialética entre conteúdo e forma interfere no processo de apropriação da língua escrita; evidenciado a importância das mnemotécnicas e da automatização da relação grafema-fonema no processo de alfabetização; e contribuído à prática alfabetizadora histórico-crítica a partir dos encaminhamentos didáticos para a organização do ensino da língua escrita no 1º ano do ensino fundamental à luz dos fundamentos da psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica. Consideramos que a exemplificação dos referidos encaminhamentos auxilia o professor na compreensão e na transposição dos preceitos teóricos para sua prática pedagógica, e, com isso, ele próprio poderá criar outras estratégias adequadas de trabalho, garantindo processos efetivos de ensino e aprendizagem de uma das mais formidáveis objetivações do gênero humano: a língua escrita.
Nome do Autor: Bruna CarvalhoNome do Orientador: Maria de Lourdes Bernartt
Instituição: Universidade Estadual Paulista
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2019
Curso: Pós-graduação em Psicologia da Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: CARVALHO, Bruna. ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: orientações didáticas à luz da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. 2019. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia da Educação) - Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2019.