Abec

Abec


     

A elaboração didática a partir de projetos de letramento: diferentes percursos no processo de ensino-aprendizagem de leitura e escrita

Esta dissertação tem como objetivo, por meio de um estudo qualitativointerpretativista, analisar como se dá o processo de leitura e escrita em práticas de letramento que envolvem múltiplas linguagens em uma elaboração didática. A análise considera os diferentes espaços-tempo escolares em que os sujeitos estão inseridos e suas interações. O arcabouço teórico-metodológico no qual a pesquisa se apoia consiste na articulação teórica da concepção dialógica da linguagem de Bakhtin (2003, 2016) e Volóchinov (2017); nos conceitos de tecnologia de Kenski (2001, 2003 e 2008); nos estudos dos multiletramentos de Kleiman (1995, 2007, 2008 e 2016), Rojo (2009 e 2012), Soares (2002, 2004 e 2009), Street (2003), nas reflexões sobre a formação do professor de Kleiman (2014) e Tardif (2010) e, finalmente, na noção de elaboração didática de Halté (2008). O presente trabalho tem como corpus as orientações para o desenvolvimento de um projeto pedagógico intitulado Olimpíada de Literatura e as produções de alunos participantes desse projeto. A pesquisa buscou compreender como, a partir de um mesmo projeto disparador, os sujeitos envolvidos produzem diferentes sentidos e fazeres. Por fim, o estudo evidenciou que a reflexão é a fonte primordial de uma prática docente responsável, pois o educador realiza seu fazer docente a partir de sua formação, seu repertório sociocultural e suas experiências profissionais.

Nome do Autor: Jahyr de Almeida Pinto Júnior
Nome do Orientador: Lourdes Aparecida Della Justina
Instituição: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Estado:Paraná
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: JÚNIOR, Jahyr de Almeida Pinto. A elaboração didática a partir de projetos de letramento: diferentes percursos no processo de ensino-aprendizagem de leitura e escrita. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paraná, 2019.