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Projeto "Brincando com a luz" e o desenvolvimento da argumentação e autorregulação em crianças da Educação Infantil

As práticas escolares na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental estão bastante direcionadas aos processos de alfabetização em língua materna e em matemática. Por outro lado, abordar temas e fenômenos de outras áreas de conhecimento, como Ciências da Natureza, numa perspectiva interdisciplinar e investigativa, pode favorecer o desenvolvimento sociocognitivo das crianças e também os diversos processos de alfabetização ou letramento. Nesse contexto, este trabalho teve por objetivo analisar o potencial do Projeto “Brincando com a Luz” na promoção da argumentação e da autorregulação em crianças da educação infantil, buscando tratar o seguinte problema: que mudanças ocorrem no perfil de Argumentação e Autorregulação de crianças da Educação Infantil ao se envolverem com o Projeto “Brincando com a Luz”? Os referenciais teóricos e categorias de análise concentraram-se nos princípios de Argumentação, Alfabetização Científica, Ensino Investigativo e Autorregulação da Aprendizagem. O Projeto “Brincando com a Luz” foi realizado com uma turma de 30 crianças com idade entre 4 a 6 anos da Educação Infantil pública do Município de Campinas, cuja professora atuou também como pesquisadora principal. Foram explorados vários fenômenos luminosos com materiais simples e situações-problema: como enxergamos objetos dentro de uma cabana escura; observação de sombras; objetos opacos e transparentes; as funções do olho e da luz no mecanismo da visão; cuidados com os olhos entre outras atividades. Os dados foram coletados por meio de gravações em vídeo, áudio e em caderno de campo da professorapesquisadora, bem como por desenhos e outros registros imagéticos das crianças. Na análise, procuramos comparar suas ações, interações, falas e registros desde a primeira atividade até a última. Pudemos observar que a argumentação contribuiu para o desenvolvimento da turma em todos os aspectos vinculados à autorregulação da aprendizagem: emocional, pró-social, cognitivo e motivacional. Ao pensarem sobre o que iam falar e se estava dentro do contexto da discussão, as crianças tiveram que analisar o que estava sendo falado e questionado pela professora e demais colegas, relacionar conhecimentos prévios, planejar a fala, manter-se atentas à discussão, esperar o momento de falar, enfim, trabalharam com vários elementos da autorregulação da aprendizagem. Nesse processo também se destacou o desenvolvimento da argumentação pelas crianças, pois o trabalho investigativo e aberto favoreceu que as crianças expusessem ideias e fossem ouvidas, levantassem hipóteses sobres os fenômenos, refletissem sobre suas ações, organizassem informações e estabelecessem conclusões, aspectos que demarcam também o processo de alfabetização científica. O trabalho mostrou que as crianças pequenas podem planejar, acreditar que é possível aprender e o que precisam fazer para aprender, concentrar-se nas discussões e tarefas, agir de modo a repensar suas ações e planejar ações futuras, obtendo sucesso nas atividades argumentativas e de autorregulação da própria aprendizagem. Além disso, consideramos de grande importância a pesquisa aliada à prática profissional do professor, e acreditamos que este trabalho possa colaborar com os estudos sobre argumentação e autorregulação em aulas de Ciências da Natureza desde a Educação Infantil.

Nome do Autor: Karina Calça Mandaji
Nome do Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MANDAJI, Karina Calça. Projeto "Brincando com a luz" e o desenvolvimento da argumentação e autorregulação em crianças da Educação Infantil. 2019. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2019.