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Percursos de resiliência e identidade em histórias, memórias e experiências de alfabetizadores(as) indígenas em Roraima

Este texto apresenta os resultados da pesquisa que visou à construção narrativa dos processos de formação de docentes indígenas, egressos e em formação no curso de Licenciatura Intercultural do Instituto Insikiran de Educação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima, em suas atuações nos diversos contextos de alfabetização nas Escolas e Comunidades indígenas nas respectivas etnias dos sujeitos envolvidos, a partir de memoriais de formação apresentados como Trabalhos de Conclusão de Curso e em Narrativas autobiográficas, compostas por acadêmicos do PIBID Diversidade, que desenvolveram ações no subprojeto Alfabetização e Letramento. A pesquisa foi desenvolvida na cidade de Boa Vista, estado de Roraima, onde acontecem as atividades didático-pedagógicas do Instituto Insikiran, de onde partimos para percorrer as trajetórias de vida desses docentes. Ao narrar o processo de formação dos profissionais que realizam a educação escolar indígena nos anos iniciais da Educação Básica, considerou-se a diversidade sociocultural e étnica desses autores, pretendendo compreender a resiliência apresentada enquanto representantes do movimento social indígena no Estado, que questionou as formas da educação escolar propostas pelo sistema educacional brasileiro e alterou-as, propondo uma educação escolar pautada na autonomia e identidade cultural, calcada em projetos pedagógicos específicos e na adoção de calendários escolares culturais próprios, com currículos diferenciados e práticas pedagógicas que ensejaram a manutenção do processo identitário para as gerações atuais e futuras. Utilizouse como metodologia a pesquisa autobiográfica em memoriais de formação de três docentes egressos, dez experiências pedagógicas em narrativas autobiográficas de acadêmicos em formação e participantes do PIBID Diversidade, Sub-Projeto Alfabetização e Letramentos, nos quais foram descritas e refletidas suas trajetórias individuais e grupais, os conflitos gerados entre as propostas da educação escolar vivenciadas no passado e a educação na perspectiva intercultural, apreendida no processo de autoformação, específica e diferenciada, nas interferências das práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano das escolas/comunidades indígenas. No estado da arte foram apreciados artigos científicos, teses, dissertações e pesquisas correlatas, elaborados nos últimos cinco anos, versando sobre a educação escolar indígena, processos de alfabetização/ensino/aprendizagem e letramentos em contextos indígenas, a formação específica e diferenciada dos profissionais da educação escolar indígena. A fundamentação conceitual epistemológica considerou a identidade étnica e a educação indígena, a alfabetização e os letramentos na educação escolar indígena e a formação do docente indígena na perspectiva intercultural. Ao final, expôs-se as observações e reflexões/intelecções realizadas no desenvolvimento da pesquisa nas referências utilizadas, em que são reveladas as relações de poder, espaços, contextos e tempos da educação escolar indígena, reconhecendo-se, portanto, à guisa de conclusão, que, os indígenas em Roraima tomam para si a resiliência como elemento fundante e a identidade étnica como referência para suas práticas sociais.

Nome do Autor: Áurea Lúcia Melo Oliveira Corrêa
Nome do Orientador: Luciana Pacheco Marques
Instituição: Universidade Federal de Juiz de Fora
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: CORRÊA, Áurea Lúcia Melo Oliveira. Percursos de resiliência e identidade em histórias, memórias e experiências de alfabetizadores(as) indígenas em Roraima. 2019. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 2019.