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Parâmetros motor, físico e psicossocial: estudo associativo e efeito interventivo em crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação

Crianças com Transtorno de Desenvolvimento da Coordenação (TDC) apresentam dificuldades motores acentuadas, os quais envolvem a aquisição e execução de habilidades motoras amplas e finas, resultando em dificuldades em atividades da vida diária, atividades escolares, de lazer e recreação, bem como a participação em atividades esportivas. Tais dificuldades comprometem a saúde da crianças, deixandoas mais suscetíveis a obesidade, percepções de competência e autoconceito fragilizados, isolamento social e engajamento em comportamentos inadequados, como perturbar colegas e professores. A heterogeneidade do transtorno e o alcance das consequências em diferentes áreas do comportamento, levam pesquisadores a entender o fenômeno de uma forma holística e não centrado somente nos déficits motores. Cairney et al. (2019) propuseram um modelo com o conceito de alfabetização física aplicado à crianças com TDC, o qual envolve examinar o fenômeno para além das questões motoras, examinando também questões relacionadas à confiança e motivação, a participação social e as relações afetivas. A interação desses conceitos, componentes da alfabetização física, e a influência de fatores individuais e contextuais, resultam na saúde física, mental e social das crianças com TDC e podem ter repercussões ao longo da vida. O objetivo do estudo foi investigar as relações entre a competência motora, o engajamento motor, os níveis de atividade física, as percepções de competência, o estado nutricional de crianças com Transtorno de Desenvolvimento da Coordenação (TDC), Risco de TDC (R-TDC) e Desenvolvimento Típico (DT), bem como investigar o impacto de intervenções motoras em parâmetros físicos e sócioemocionais. Para melhor atender os objetivos, esse trabalho foi dividido em 5 artigos: o primeiro uma revisão de literatura acerca dos estudos comparativos e associativos das variáveis objetivo desse estudo em relação à TDC, R-TDC e DT; o segundo também uma revisão de literatura acerca das intervenções em crianças com TDC; o terceiro, um estudo associativo buscando compreender as variáveis que influenciam a saúde física, mental e social a partir da compreensão de um novo conceito de alfabetização física; o quarto um estudo comparativo que investigou as diferenças de crianças TDC, R-TDC e DT em relação a competência motora, percepções de competência, níveis de atividade física, engajamento em aulas de educação física e rotinas diárias, índice de massa corporal e circunferência abdominal; o quinto artigo investigando os efeitos de uma intervenção com Clima Motivacional para Maestria nas mesmas variáveis investigadas no estudo comparativo. Ao todo, participaram desse estudo 921 crianças de 3 a 10 anos residentes nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana, Rio Pardo e Erechim. Para categorizar as crianças em TDC, R-TDC e DT foi utilizado o Movement Assessment Battery for Children – Second Edition (MABC-2); a competência motora foi avaliada através do Test of Gross Motor Development – Third Edition (TGMD-3); as percepções de competência através das escalas Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children e Self-perception Profile for Children; indice de massa corporal; circunferência abdominal; pedômetros para verificar os níveis de atividade física nas aulas de educação física; instrumento observacional para investigar a qualidade do engajamento nas aulas de educação física e questionário de rotinas diárias. Para análise dos dados foram utilizadas correlação de Pearson, Regressão Linear, ANOVA One Way, Bonferroni Post Hoc Test, General Linear Model com medidas repetidas e Teste T Pareado. Os resultados mostram que: Artigo 1: há carência de estudos investigando aspectos, motores, psicológicos e físicos de crianças com TDC. No entanto, mesmo sendo escassos, os estudos reportam que as crianças com TDC apresentam menor envolvimento em atividades físicas, menores percepções de competência, maior IMC e pior competência em habilidades motoras fundamentais. Artigo 2: A maioria dos estudos investigaram os impactos interventivos em aspectos motores, com um menor número investigando o impacto no equilíbrio e nas percepções de competência, reportando impactos positivos das intervenções nesses aspectos. Artigo 3: Os resultados mostram que as crianças com TDC apresentavam, predominantemente, competência motora, percepções de competência, níveis de atividade física, engajamento em aulas de educação física, rotinas diárias, índice de massa corporal, circunferência abdominal mais comprometidos do que crianças R-TDC e DT. Artigo 4: Os resultados de saúde física mostram que o engajamento motor apropriado com sucesso (EMA-S) explicou 46%, 21% e 23% da variância dos níveis de atividade física (NAF) das crianças TDC, R-TDC e DT, respectivamente; as habilidades motoras fundamentais de controle de objetos explicaram 24%, 21% e 15% da variância dos NAF das crianças TDC, R-TDC e DT, respectivamente e o nível socioeconômico explicou 33% e 37% da variância dos NAF das crianças R-TDC e DT, respectivamente. Os resultados dos preditores do desfecho da saúde mental mostram que a circunferência abdominal explicou 29%, 41% e 21% da variância da autoconceito das crianças TDC, R-TDC e DT, respectivamente. Os resultados em relação aos preditores da saúde social mostram que os comportamentos inadequados explicam 94%, 85% e 99% da variância do EMA-S de crianças TDC, RTDC e DT, respectivamente; os NAF explicaram 7% e 11% da variância do EMA-S de crianças TDC e R-TDC, respectivamente.Artigo 5: Os resultados mostram que a intervenção promoveu impactos positivos na competência motora, nas PC e nas rotinas diárias. Ainda mais as crianças do GI tornaram-se mais participativas, reduzindo os comportamentos não adequados. Concluímos que há diferentes fatores que influenciam a saúde física, mental e social da criança; que as crianças TDC frequentemente apresentam desempenhos inferiores nos aspectos estudados e que a intervenção com Clima Motivacional para Maestria é essencial para a redução das dificuldades motoras, psicológicas, físicas e de envolvimento em atividades físicas de todas as crianças, especialmente as com TDC.

Nome do Autor: Mariele Santayana de Souza
Nome do Orientador: Fernando Tavares Júnior
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de pós-graduação em Linguística e Ensino
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SOUZA, Mariele Santayana de. Parâmetros motor, físico e psicossocial: estudo associativo e efeito interventivo em crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação. 2019. Tese de Doutorado (Programa de pós-graduação em Linguística e Ensino ) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2019.