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Alfabetizar diante da vulnerabilidade social: um fazer possível e imprescindível

Essa pesquisa apresenta o caminho percorrido pela autora na área da educação de escolas privadas e públicas, sendo seu foco a inquietação quanto à alfabetização de crianças, cujas histórias de vida definem-se a partir de várias situações diárias de vulnerabilidade social, mesmo estando inseridas em região não considerada periférica. O objetivo geral dessa pesquisa é analisar as estratégias e intervenções de uma professora alfabetizadora da aprendizagem de crianças em situação de vulnerabilidade social atendidas por uma escola pública da Rede de Educação Municipal de São Paulo. A pesquisadora defende a efetivação da alfabetização das crianças até o fim do terceiro ano do ciclo de alfabetização como condição fundamental para a continuação do processo de aprendizagem nos ciclos seguintes de forma plena. A vulnerabilidade social é discutida não enquanto uma barreira intransponível para a aprendizagem, mas sim como uma realidade resultante de injustiças sociais as quais muitas crianças são vítimas e que podem repercutir no espaço escolar. Nas referências, destacam-se os autores Freire (1987), Leal (1996), Colello (2010) e Arroyo (2014). A metodologia de pesquisa utilizada foi a abordagem qualitativa, partindo de Lüdke e André (2013) que a consideram a mais adequada quando se trata de educação porque lidar-se-á com dados a partir de comportamentos humanos, concepções de ensino-aprendizagem e o dia a dia escolar. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com a professora, foco da pesquisa, e com quatro de seus alunos. Houve também a observação e registro de um dia de aula deles e as respectivas sondagens de hipótese de escrita. O resultado final do ano letivo, assim como os registros de reuniões de Pais e Mestres também foram considerados como dados importantes da pesquisa. Ao analisarmos os dados coletados, acreditamos que o rumo tomado pela professora pesquisada é o da afetividade, da educação humanizadora, na crença e demonstração aos seus alunos que eles são capazes de aprender mesmo diante de dificuldades trazidas de suas histórias de vida. As suas estratégias e intervenções são todas apoiadas no respeito às necessidades das crianças, o que permite que elas devolvam o que é feito por elas com bons resultados no aprendizado e elevada autoestima

Nome do Autor: Eliana Ferasin Vilarrubia
Nome do Orientador: Emília Maria Bezerra Cipriano Castro Sanches
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: VILARRUBIA, Eliana Ferasin. Alfabetizar diante da vulnerabilidade social: um fazer possível e imprescindível. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.