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O papel da escola pública a partir das vozes dos professores: isto e/ou aquilo?

O presente estudo foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação me Educação da UNESP – Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), vinculado à linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”. Acreditamos que o professor exerce sua docência de acordo com as suas crenças, teorias e ideologias, e que trazer as vozes desses sujeitos contribuirá para a reflexão crítica do papel da escola pública ou até mesmo para a sua ressignificação. Nesse sentido, a partir da abordagem qualitativa, fundamentados teoricamente no método dialético, dispomos da estratégia do grupo dialogal (DOMINGUES, 2006), para analisar o que sete professoras dos anos iniciais do ensino fundamental (AIEF), de uma escola da rede municipal de ensino de Birigui-SP compreendem como papel da escola, considerando a realidade do lócus da pesquisa. Inicialmente, para alinharmos nossa questão de pesquisa e fundamentarmos nosso trabalho, realizamos a pesquisa bibliográfica (LIMA; MIOTO, 2007). Por conseguinte, desenvolvemos a análise documental, a partir das contribuições de Cellard (2010), nos seguintes documentos: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (LDB/96), Resolução CNE nº. 7 de 14 de dezembro de 2010 (RESOLUÇÃO 7/2010), Regimento Comum das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Birigui, Proposta Pedagógica da Escola Municipal pesquisada. Elencamos quais as funções dos professores na perspectiva das seguintes políticas: Plano Nacional de Educação (2014-2014) (PNE), Plano Municipal de Educação (PME), Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (TODOS), Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Programa Mais Alfabetização (PMALFA). Identificamos que nos documentos analisados há uma definição do papel da Educação Básica, porém, um silenciamento sobre o papel da escola pública dos AIEF. A partir do quadro de funções dos professores, inferimos que o papel dessa escola é: alfabetizar os alunos, formar leitores, cuidar, educar e letrar em todas as áreas do conhecimento. Com a organização e tratamento das informações a partir dos Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006; 2013) desvelamos que o silenciamento da especificidade do papel da escola pública dos AIEF nos documentos oficiais ocasiona uma complexidade à atuação docente, delimitada pelas subjetividades dos alunos; pelo contexto escolar; pela metodologia e pela falta da participação da família na vida escolar dos alunos. A triangulação na coleta dos dados (TRIVIÑOS, 1987) nos possibilita compreender que há significações sociais hegemônicas chegando à escola, por vezes, direcionando a formação dos seus sujeitos ao mínimo: ler, escrever e calcular. Porém, as professoras atribuem outros significados e sentidos à escola na atuação docente. A partir de todo o exposto, concluímos que cabe à escola pública dos AIEF contribuir à formação integral de seus alunos, instrumentalizá-los e dotá-los de todo conhecimento necessário à vida em sociedade, considerando sua faixa etária e suas reais necessidades. O papel da escola pública dos AIEF é: isto e aquilo.

Nome do Autor: Karlliny Martins da Silva
Nome do Orientador: Celma Fernanda Tavares de Almeida e Silva
Instituição: Universidade Estadual Paulista
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SILVA, Karlliny Martins da. O papel da escola pública a partir das vozes dos professores: isto e/ou aquilo?. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2019.