Abec

Abec


     

Práticas pedagógicas e instâncias formativas: teoria e prática no trabalho docente

Este estudo tem por objetivo analisar, por meio de seus dizeres, as relações que quatro professoras entrevistadas estabelecem entre suas práticas pedagógicas no ensino da Língua Portuguesa, em especial no Ensino Fundamental I, e suas instâncias formativas. As professoras foram indicadas para a entrevista por ex-Orientadoras de Estudo (OEs) dos programas de formação de professores Pró-Letramento e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), nos quais ocupei a função de formadora entre os anos de 2012 e 2014. Assumindo a perspectiva teórico-metodológica da História Oral, as entrevistas são concebidas como produção de narrativas, as quais resultam de um duplo trabalho: tanto da memória, em conferir inteligibilidade ao passado, quanto da linguagem, em organizar, a partir da seleção e da exclusão, um relato a respeito do vivido. Além disso, as entrevistas são consideradas, sob essa perspectiva, como um momento de produção dos dados em coautoria: pesquisadora e pesquisadas, a todo o tempo, interferem direta e indiretamente no discurso umas das outras, a partir dos lugares sociais que ocupam. Dessa forma, a concepção dialógica da linguagem, a partir de Bakhtin, também é assumida, tanto no planejamento e realização das entrevistas como na análise dos dados gerados. Algumas considerações que se podem apontar são que, a partir dos enunciados analisados, a formação continuada e a própria prática (entendida também como experiência) são vistas como instâncias privilegiadas de formação pelas professoras, assim como, com menor ênfase, as experiências como alunas na infância. A partir das perguntas da entrevista, sugerem-se algumas relações entre teoria e prática nos enunciados analisados: questiona-se o caráter teórico da formação inicial nos cursos de Pedagogia e indicia-se que seja a prática, com seus desafios e demandas concretas, a grande responsável pela busca de explicações e superação das dificuldades cotidianas, também através da participação em cursos de formação continuada e de pós-graduação. Nesse sentido, cabem sugestões em direção à superação da tradicional dicotomia e da hierarquização entre teoria e prática, tais como a reformulação dos catálogos dos cursos de Pedagogia, enfatizando idas às escolas desde o início da graduação e não apenas nas disciplinas de estágio; e a criação de iniciativas de formação continuada de longo alcance, que sirvam de acompanhamento à atuação docente

Nome do Autor: Gilka Fornazari Batista
Nome do Orientador: Ana Lúcia Guedes Pinto
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: BATISTA, Gilka Fornazari. Práticas pedagógicas e instâncias formativas: teoria e prática no trabalho docente. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2019.