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Efeitos do ensino de relações entre fonemas, grafemas e imagens e do treino de junção de fonemas no desempenho em leitura recombinativa em uma instrução em grupo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar o efeito do ensino de relações entre fonemas, grafemas e imagens de sujeitos/objetos que emitem os fonemas, em conjunto com o treino de junção de fonemas, no desenvolvimento da leitura com compreensão, leitura receptiva e no comportamento textual de palavras de recombinação, em crianças que ainda não foram alfabetizadas e em um contexto de instrução coletiva. O Estudo 1 foi conduzido com quatro crianças que frequentavam o 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de São Paulo e que apresentavam dificuldades na alfabetização, sendo um deles participante-controle em um delineamento de linha de base múltipla. As etapas do ensino foram: 1. apresentação do grafema com o fonema e a figura correspondentes, seguidos da resposta ecoica das crianças; 2. matching to sample do fonema com a figura correspondente e da figura com o grafema correspondente; 3. matching to sample arbitrário de resposta construída de sílabas (ditado com auxílio das figuras); 4. comportamento textual de sílabas com fading out dos estímulos auxiliares; 5. comportamento textual de sílabas realizado individualmente; 6. matching to sample da sílaba falada com a sílaba escrita; 6. bloco misto individual do comportamento textual de sílabas; 7. matching to sample arbitrário de resposta construída de palavras (ditado com auxílio das figuras); 8. comportamento textual de palavras com fading out dos estímulos auxiliares; 9. comportamento textual de palavras realizado individualmente e 10. matching to sample da palavra falada com a palavra escrita. Todos os participantes apresentaram emergência de comportamento textual e de leitura receptiva diante de palavras de recombinação, e apenas um não apresentou emergência de leitura com compreensão. Em algumas situações foram emitidas respostas textuais diante de estímulos que continham unidades mínimas não ensinadas. Foi realizado um segundo estudo com o objetivo de produzir maior controle de variáveis. Participaram do Estudo 2 cinco crianças que frequentavam o último ano da Educação Infantil (e que não eram sistematicamente submetidas a procedimentos de alfabetização) de outra escola municipal, sendo que uma delas não foi exposta ao ensino e uma foi participante-controle em um delineamento de linha de base múltipla. Durante o ensino, os participantes emitiam os fonemas com pausas entre eles. Foram fornecidos modelos ecoicos e foi exigido que, ao ecoarem, as crianças emitissem os fonemas no momento exato da indicação dos grafemas correspondentes. Dentre os quatro participantes expostos ao ensino, foi observada a emergência de respostas textuais diante de palavras de recombinação para três (apenas um, que não concluiu o estudo, não as apresentou); leitura receptiva diante de palavras de recombinação para todos os participantes, e leitura com compreensão para dois deles. Os resultados dos participantes-controle sugeriram que estas mudanças no desempenho foram produzidas pelos procedimentos adotados. A comparação com os resultados de estudos anteriores que utilizaram a instrução fônica indicou que a utilização de imagens que representam sujeitos/objetos que emitem os fonemas e o treino de junção de fonemas podem ser estratégias efetivas para diminuir a variabilidade dos resultados entre participantes e aumentar os índices de leitura recombinativa

Nome do Autor: Luisa Schivek Guimarães
Nome do Orientador: Maria Clarisse Vieira
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: GUIMARÃES, Luisa Schivek. Efeitos do ensino de relações entre fonemas, grafemas e imagens e do treino de junção de fonemas no desempenho em leitura recombinativa em uma instrução em grupo. 2019. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.