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Professoras de berçário: uma análise sobre os saberes que embasam suas práticas

Importantes estudos apontam que no contexto da formação de docentes para a educação básica destinada a atuação na Educação Infantil e séries iniciais, são priorizadas nos currículos discussões quanto ações para a alfabetização e atuação com foco no ensino fundamental, deixando as especificidades da primeira etapa da educação relegada a segundo plano. Dessa forma, as questões que envolvem a formação de professores e atuação na educação escolar com turmas de bebês se torna carente de mais estudos. Buscou-se assim, realizar trabalho científico sobre a temática dos saberes docentes e do reflexo desses saberes nas práticas pedagógicas desenvolvidas por professores que atuam em berçários. Nesse sentido, esse estudo objetivou compreender quais saberes embasam as práticas pedagógicas das professoras de berçário de uma rede municipal de ensino no interior paulista. Este trabalho tem como base estudos que discutem os saberes do profissional docente, sua identidade, sobre as práticas dos professores e a relação com o currículo e também sobre os conhecimentos do saber da ação pedagógica. Buscou-se também aporte teórico de autores da área da educação infantil para discutir sobre o cotidiano do trabalho das professoras. Para a realização deste estudo optou-se pela pesquisa de cunho qualitativo e desenvolvido um estudo exploratório-descritivo. O desenvolvimento desse estudo contou com a participação de trinta e uma profissionais que atuam em salas de berçário, denominadas como Fase I. Como instrumento de coleta foram utilizados questionários online e impressos com questões relacionadas aos seguintes eixos de análise: Perfil Indenitário; Profissionalidade Docente; Práticas Pedagógicas; Saberes Docentes; Concepções sobre Cuidar Educar Brincar; Formação Inicial e Continuada. Os principais resultados apontam que essas professoras e educadoras de Creche consideram como saberes necessários para a atuação nesses espaços a articulação de conhecimentos e conteúdos teóricos adquiridos nos processos formativos institucionais, porém destacam algumas lacunas vindas dos cursos de formação inicial em relação ao trabalho específico com os bebês. Assim, revelam que a experiência prática nas escolas se constituem como outra fonte de construção desses saberes, que são somados ocorrendo uma constante articulação dessas diferentes fontes, reconhecem que a construção dos saberes se dão ao longo da vida, visto que aprendemos sempre em um processo continuo de formação pessoal o qual não se desvincula da profissional.

Nome do Autor: Andréia Barboza Braga
Nome do Orientador: Thaís Cristina Rodrigues Tezani
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: BRAGA, Andréia Barboza. Professoras de berçário: uma análise sobre os saberes que embasam suas práticas. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2019.