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Leitura-estudo-de-texto nos anos iniciais do ensino fundamental: construção de práticas e sentidos

A prática da leitura em sala de aula está vinculada, muitas vezes, à artificialidade no processo de desenvolvimento das atividades. No caso da leitura cujo objetivo é estudar o texto, tal artificialidade pode ter como consequência um aluno incapaz de compreender e posicionar-se sobre o que leu. O tema desta pesquisa compreendeu a leitura-estudo-de-texto, ancorada sobre o seguinte questionamento: em que condições uma proposta didática sobre leitura-estudo-de-texto pode instigar o aluno do 3º ano do nível fundamental a deixar de ler o texto de forma artificial e muito breve para levá-lo a compreender a necessidade de esforços sistemáticos na construção de um percurso interpretativo para a leitura realizada? O objetivo geral da investigação foi analisar e refletir sobre o processo de encaminhamento da leitura-estudo-de-texto, por meio da elaboração de uma proposta pedagógica, consoante com a concepção interacionista de linguagem e de sua aplicação em uma turma do 3º ano do nível fundamental. Por sua vez, os objetivos específicos foram: a) contribuir, por meio da aplicação de proposta pedagógica, para a construção de um aluno-sujeito que refaz, continuamente, seu sistema de referências e de compreensão de mundo a respeito do texto trabalhado; b) compreender a leitura como uma prática de letramento; c) identificar os encaminhamentos do docente como mediador do processo ensino e aprendizagem da leitura e d) identificar como as leituras anteriores contribuem para a produção de sentido daquilo que é lido pelo aluno. Os aspectos metodológicos atenderam aos pressupostos da Linguística Aplicada (GRANDE, 2011; LOPES, 2006), associados à pesquisa qualitativa (ANDRÉ; LÜDKE, 2014; FLICK, 2012); e aos métodos de investigação da pesquisa do tipo etnográfica (GRANDE, 2011; TEIS; TEIS, 2006) e da pesquisa-ação (ENGEL, 2000), com utilização do diário de campo (RIBEIRO, 2016) como instrumento de levantamento de dados. O aporte teórico abordou a terceira concepção de linguagem, ou seja, a concepção interacionista (TRAVAGLIA, 1996; GERALDI, 1997a), as perspectivas da alfabetização e do letramento (SOARES, 2003; ANTUNES; OLIVEIRA, 2013), os tipos de leitura (GERALDI, 1997b), os níveis de leitura (MENEGASSI, 2010) e o a função do docente como mediador das práticas da leitura em ambiente escolar (RIOLFI, 2008; ANTUNES; OLIVEIRA, 2013). Para o cumprimento dos objetivos e das exigências do PROFLETRAS, foi aplicada, no terceiro bimestre do ano letivo de 2018, uma proposta pedagógica de leitura estudode- texto, relacionada ao gênero relato de experiência, em uma turma do 3º ano do ensino fundamental, de uma escola rural da rede pública de ensino, de um município do Oeste do Paraná, durante 52 aulas. Posteriormente, foram analisados os resultados, a partir dos níveis de leitura propostos e a postura a ser adotada pelo professor para a efetivação da leitura em ambiente escolar, ou seja, a mediação pedagógica. Foi possível concluir com a investigação que a proposta pedagógica auxiliou significativamente o aluno na construção de sentidos para a leitura e estudo do texto; foi possível também perceber o estudante, durante o processo, como um aluno-sujeito que refaz, continuamente, seu sistema de referências e de compreensão de mundo a partir dos textos trabalhados. Com isso, foi possível concluir que a concepção de linguagem escolhida e os diferentes níveis de leitura estudo-de-texto propostos foram pertinentes para que os objetivos previstos para a investigação fossem atendidos.

Nome do Autor: Jaqueline de Alencar Schlindvein
Nome do Orientador: Marlucia Menezes de Paiva
Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Estado:Paraná
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SCHLINDVEIN, Jaqueline de Alencar. Leitura-estudo-de-texto nos anos iniciais do ensino fundamental: construção de práticas e sentidos. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Paraná, 2019.