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Táticas e estratégias para efetivação da escola indígena na Aldeia Jarará em Juti-MS (1987-2018)

A dissertação apresenta os resultados de pesquisa que analisou as táticas e estratégias de podersaber usadas e as transformações ocorridas com a educação escolar oferecida na Aldeia Indígena Jarará, em Juti/MS. O recorte temporal foi definido entre 1987 e 2018. O ano de 1987 refere-se ao momento em que se iniciam as tentativas de efetivação da escola e 2018 corresponde à tramitação e mudanças de funcionamento institucional. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, documental e de campo. A pesquisa indagou quais foram as táticas e estratégias ou os jogos de força que possibilitaram a criação, a instalação e o funcionamento de uma escola na Aldeia Jarará. O referencial teórico, que sustentou a pesquisa, inscreve-se na perspectiva foucaultiana, adotando as noções de discurso e táticas/estratégias inscritas em dispositivos e relações de poder-saber. Os sujeitos da pesquisa foram os primeiros professores, ex-alunos e outros atores ligados à história da Escola. Como instrumento de coleta foram usadas entrevistas semiestruturadas, e como fontes documentos, impressos midiáticos e imagens/fotografias. Para socializar os resultados, o trabalho foi organizado em 3 capítulos: o primeiro aborda as características do município de Juti, MS, incluindo as lutas dos Guarani e Kaiowá pela posse da terra e a educação informal; o segundo trata dos primeiros esforços dos indígenas para construírem a escola MBO`ERO ARANDU`I na Aldeia Jarará; e o último capítulo analisa a elaboração do livro “Upéicha Rohai: ore kuatia ñe’? pete?ha (assim escrevemos: nosso primeiro livro)”, que contou com a participação dos indígenas da Aldeia Jarará. Segundo resultados da pesquisa, uma das estratégias utilizada nesse movimento indígena foi a formação e a “capacitação” de professores índios, por meio de curso de alfabetização na língua materna e a produção de um livro etnográfico. Uma das táticas usadas pelos indígenas foram as manifestações e reivindicações junto aos órgãos públicos municipais, estaduais e federais. O prédio da Escola Municipal MBO`ERO ARANDU`I foi entregue para a comunidade de Jarará, em 2005, e o documento de criação “garantia” autonomia para a Escola tornar-se uma Escola Polo da Escola MBO’EROGA TAPERANDI, localizada na Aldeia Taquara, em Juti-MS. Mas, em 2009, como estratégia do poder público, o documento foi alterado, definindo que as duas escolas passariam a ser administradas e controladas pela gerência da Secretaria Municipal de Educação de Juti-MS. Com a pesquisa, ainda, pode-se concluir que a escola não se encontra regularizada e que na Aldeia Jarará funciona apenas uma sala de aula, como “extensão” de uma escola municipal urbana.

Nome do Autor: Rosângela Farias da Silva
Nome do Orientador: Bárbara Carvalho Ferreira
Instituição: Universidade Federal da Grande Dourados
Estado:Mato Grosso do Sul
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SILVA, Rosângela Farias da. Táticas e estratégias para efetivação da escola indígena na Aldeia Jarará em Juti-MS (1987-2018). 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul, 2019.