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Um estudo dos livros literários inseridos no livro didático do terceiro ano do ensino fundamental

Esta pesquisa insere-se no campo da Educação e Linguagem, tendo como objeto de estudo os livros literários da seção “Dicas de Leitura” do livro didático da coleção Quatro Cantos/3º ano do ensino fundamental. Com base nos estudos de Evangelista (2001), Paulino (2009), Cademartori (2010), Belmiro (2014), Cosson (2016), dentre outros, em uma análise documental, buscamos verificar de que maneira as sugestões de livros literários presentes no livro didático contribuem para o letramento literário. O desenvolvimento da pesquisa pretendeu evidenciar uma prática específica de letramento, estudado por Paulino (2009) e Cosson (2014): o letramento literário, que é compreendido como o processo de apropriação da literatura enquanto linguagem, no qual é imprescindível a interação e contato direto do leitor com as obras literárias. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas. A primeira constou de levantamento bibliográfico de diversas temáticas relacionadas à pesquisa, com o objetivo de garantir o aporte teórico necessário para o seu desenvolvimento. Na segunda etapa, analisamos os seguintes livros literários presentes na seção “Dicas de Leitura”, que constituem o corpus da pesquisa: Até as princesas soltam pum; Histórias para brincar; Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias; O livro inclinado; PROIBIDO PARA MAIORES. As melhores piadas para crianças; e Uma aventura no quintal. A terceira etapa constituiu-se de um trabalho de campo no qual buscou-se verificar se os títulos propostos eram disponibilizados na biblioteca. Foram verificadas quatro bibliotecas de escolas municipais de Belo Horizonte que adotaram o livro didático coleção Quatro Cantos. A partir do levantamento das fichas de empréstimo, verificou-se quais os livros mais procurados pelas crianças. A dissertação que está estruturada em quatro capítulos. No primeiro estão conceituados: literatura infantil; alfabetização e letramento na escola; letramento literário; leitura literária na escola e formação do leitor literário na escola. No segundo foram descritas e analisadas a estruturação e informações que são propagadas nos livros didáticos e nos manuais do professor. No terceiro capítulo, foram analisadas as características dos seis livros literários sugeridos na seção “Dicas de Leitura”. No quarto capítulo registraram-se descritivamente as fichas de empréstimo de livros da biblioteca das quatro escolas pesquisadas e sua análise enfatizou quais livros estavam no acervo disponíveis para empréstimos das crianças e quais tiveram maior procura. As considerações finais correlacionam os estudos teóricos, as análises dos livros didáticos, dos manuais, dos livros literários e suas disponibilidades nas bibliotecas para empréstimos. O resultado da pesquisa evidenciou o livro mais procurado pelas crianças, inter-relacionando-o com sua descrição. Das implicações preponderantes da pesquisa, pode-se destacar a importância da seleção de livros didáticos cujas sugestões literárias sejam propícias aos seus leitores e que estas estejam disponíveis para contato direto das crianças com elas. E que as obras possam ser exploradas literariamente nas atividades de leitura.

Nome do Autor: Fabrícia Fátima de Sousa
Nome do Orientador: Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SOUSA, Fabrícia Fátima de. Um estudo dos livros literários inseridos no livro didático do terceiro ano do ensino fundamental. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2019.