Abec

Abec


     

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: contribuições à prática pedagógica de professores que ensinam matemática em classes de alfabetização

Esta pesquisa teve como objetivo investigar quais são os aspectos da formação continuada do PNAIC 2014, reconhecidos e valorizados pelos professores, que contribuem para a qualificação das práticas pedagógicas de professores alfabetizadores em matemática. O levantamento de dados foi realizado através de questionários e entrevistas, aplicados a professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis - SC, seguindo-se a metodologia Grounded Theory (TAROZZI, 2011). Os resultados indicam que os professores participantes valorizam o apoio do formador e as contribuições que ele pode dar às suas práticas pedagógicas, bem como a formação continuada como possibilidade de reflexões e de socialização de práticas entre os colegas. Além disso, afirmam que a formação do PNAIC Alfabetização Matemática contribuiu para a compreensão de conceitos matemáticos, ampliação de conhecimentos sobre práticas de ensino com a utilização de materiais manipuláveis e atividades lúdicas e, ainda, reflexão sobre a forma de planejar, adquirindo clareza sobre a intencionalidade pedagógica de cada atividade de ensino. Em contrapartida, apontam aspectos que dificultam a implementação de transformações em suas práticas docentes, mesmo considerando-as importantes, como tempo insuficiente para planejar as atividades, a quantidade de alunos na turma, ou dificuldade de acesso aos materiais necessários para o desenvolvimento das aulas. Conclui-se que as possíveis transformações nas práticas pedagógicas dos professores não dependem apenas das contribuições de um curso oferecido, mas também das condições materiais e imateriais que estão além dele, no contexto escolar, nas relações com as secretarias de educação e o governo, bem como no desejo pessoal de cada profissional.

Nome do Autor: Daniela Guse Weber
Nome do Orientador:
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
Estado:Santa Catarina
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: WEBER, Daniela Guse. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: contribuições à prática pedagógica de professores que ensinam matemática em classes de alfabetização. 2018. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2018.