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Práticas interdisciplinares no processo de alfabetização: uma análise sobre as propostas didáticas do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa

A discussão sobre práticas interdisciplinares nos processos de ensino e aprendizagem vêm ganhando expansão na área educacional e no âmbito do ciclo de alfabetização a temática se fortalece como uma possibilidade de intensificação de uma alfabetização imersa em práticas sociais de linguagem através da integração dos diferentes eixos da língua para ampliação das capacidades de linguagem por meio dos diferentes componentes curriculares. Esta pesquisa se circunscreve na análise dos cadernos de formação de um programa nacional de formação de professores alfabetizadores denominado Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Temos por objetivo compreender de que modo os cadernos do PNAIC propõem uma prática interdisciplinar no processo de alfabetização. A base teórico-metodológica que dá suporte ao trabalho é o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), que tem como um de seus princípios demonstrar que as práticas de linguagem são os principais instrumentos de desenvolvimento humano. Usamos como pressupostos teorias representadas pelos autores Bronckart (2009), Dolz e Scnheuwly (2004), Stutz e Cristovão (2011), Soares (2003, 2007, 2016). Com base nesses vieses, analisamos os conceitos de alfabetização, letramento, gêneros textuais e interdisciplinaridade, examinamos as propostas didáticas para alfabetização com base em relatos de experiências narrados nos cadernos, elencamos os eixos do ensino da língua portuguesa, bem como as capacidades de linguagem privilegiados nas propostas didáticas. Utilizamos a análise documental como metodologia de trabalho e como procedimento de análise recorremos ao Seguimento de Orientação Temática e ao Seguimento de Tratamento Temático (SOT-STT) para compreendermos os discursos quanto às tendências interdisciplinares. Os resultados mostraram que o programa possui uma tendência de formação que viabiliza uma perspectiva de alfabetização que envolve a sistematização do SEA, a partir de práticas sociais permeadas por gêneros.

Nome do Autor: Analina Alves de Oliveira Müller
Nome do Orientador: Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Instituição: Universidade Federal de Juiz de Fora
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MÜLLER, Analina Alves de Oliveira. Práticas interdisciplinares no processo de alfabetização: uma análise sobre as propostas didáticas do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa. 2018. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 2018.