Abec

Abec


     

Alfabetização e letramento nas escolas do campo de Concórdia: o que dizem os cadernos dos alunos do primeiro ano

Os diferentes contextos históricos, sociais, culturais, econômicos e políticos marcam a trajetória histórica da educação, através de mudanças conceituais e metodológicas, especificamente associadas as práticas pedagógicas que envolvem a alfabetização e o letramento. Da mesma forma a Educação do Campo (EdoC) é atravessada historicamente por estas transformações, evidenciando um passado, não muito distante, no qual a educação era deixada a parte, pela compreensão de que o mundo letrado não era necessário ao sujeito que pertencia a este espaço. Assim o estudo tem como problema de pesquisa a seguinte questão: Que concepções de alfabetização e letramento estão presentes nas atividades registradas nos cadernos dos alunos do primeiro ano das Escolas do Campo com classes multisseriadas? O objetivo geral consiste em identificar as concepções de alfabetização e letramento presentes nos cadernos dos alunos do primeiro ano, classes multisseriadas do campo, do município de Concórdia – SC. Estabelece como objetivos específicos (i) identificar qual o lugar da alfabetização e do letramento ao longo da história, (ii) contextualizar historicamente a Educação do Campo, situando as Escolas do Campo da Rede Pública Municipal de Concórdia nos seus aspectos históricos, sociais, culturais, e, (iii) compreender a importância da alfabetização e do letramento na Educação do Campo, nas escolas de classes multisseriadas desta Rede. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter documental, realizada a partir da análise das atividades registradas nos cadernos dos alunos de 1º ano, no período de 2015, 2016 e 2017. Os vinte cadernos coletados são de alunos de cinco escolas do campo, de classes multisseriadas, matriculados na rede municipal de ensino de Concórdia - SC. A análise dos cadernos de alunos, fundamenta-se no método de Análise de Conteúdo proposto por Bardin (2011). Para tanto, buscou-se aporte teórico em Soares (1995), Cagliari (2005), Kleiman (2008), Mortatti (2006), Rego (2011), Luria (2005), Vygotsky (1989, Cafiero (2005), Freire (1993), Caldart (2003), Guedini (2017), Kolling, Cerioli e Caldart (2002), Gritti (2003), Romanelli (2013), Molina (2015), Souza (2012), Concórdia (2004), Vendrame (2007), Vendramini (2004), Paim (2006), Amador (2015), Ferreira (1996), entre outros. Considerando a pesquisa realizada foi possível perceber que a preocupação com as especificidades da alfabetização ocorre na maioria das vezes dissociada da prática social, aponta como fundamental na perspectiva da EdoC a contextualização das atividades relacionando-as aos usos e funções da escrita e da leitura, no contexto do letramento, destacando que o entendimento sobre a alfabetização precisa ultrapassar reducionismos para ampliar as possibilidades de leitura e escrita.

Nome do Autor: Andréia Cadorin Schiavini
Nome do Orientador: Marilane Maria Wolff Paim
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Estado:Santa Catarina
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SCHIAVINI, Andréia Cadorin. Alfabetização e letramento nas escolas do campo de Concórdia: o que dizem os cadernos dos alunos do primeiro ano. 2018. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Santa Catarina, 2018.