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Saberes docentes sobre alfabetização em contexto de variedades linguísticas de português/espanhol

Investiga saberes docentes sobre a alfabetização para crianças falantes de português e espanhol, em escolas municipais de Foz do Iguaçu. O município forma tríplice fronteira com Puerto Iguazú, na Argentina, e Ciudad del Este, no Paraguai, e tem 51 escolas municipais de anos iniciais do ensino fundamental. Constata a escassez de propostas e políticas pedagógicas específicas voltadas para a alfabetização em contexto de fronteira. Mostra que, apesar disso, há professores dos anos iniciais do ensino fundamental que reconhecem haver especificidades de um contexto escolar com falantes das variedades da língua portuguesa e das variedades da língua espanhola. Embora no Paraguai o Guarani seja língua oficial junto com o Espanhol, não há similaridade com a Língua Portuguesa, como é o caso da Língua Espanhola. Por essa razão, este estudo se centrou nos saberes docentes acerca das variedades linguísticas Português/Espanhol, cujas similaridades não necessariamente afetam a compreensão entre os interlocutores, mas podem incidir sobre o processo de apropriação inicial na alfabetização. Adota a metodologia qualitativa, dialética, crítico-social e microssocial para investigar as relações entre alfabetização em contexto de fronteira, a partir de casuísta particular de uma escola em Foz do Iguaçu, onde estudam crianças nascidas na Argentina e no Paraguai. Utiliza, como instrumento metodológico, entrevistas semiestruturadas e grupo focal, com objetivo de entender quais são os saberes docentes sobre as especificidades da alfabetização neste contexto. Conclui que professores e professoras percebem haver especificidades na alfabetização, mas desconhecem a perspectiva linguística da alfabetização, uma vez que esta não conta na formação continuada do município. Dentre os entrevistados, os professores que sabem espanhol demonstraram ter mais saberes sobre alfabetização em contexto de fronteira onde estudam crianças falantes de português e espanhol.

Nome do Autor: Daniela Fonseca da Silva Salgado
Nome do Orientador: Tamara Cardoso André
Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Estado:Paraná
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área:
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: SALGADO, Daniela Fonseca da Silva. Saberes docentes sobre alfabetização em contexto de variedades linguísticas de português/espanhol. 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado Acadêmico) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Paraná, 2018.