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Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: fragmentos da prática em relatos escritos de professoras alfabetizadoras

O presente estudo teve como foco a análise de 101 relatos de experiência produzidos por professoras Alfabetizadoras participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, sob a coordenação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre os anos de 2013 e 2017. O objetivo foi verificar se as atividades relatadas pelas professoras contemplaram conhecimentos abordados durante as formações e em que medida essas práticas efetivadas em sala de aula se aproximam dos Direitos de Aprendizagem em Língua Portuguesa. Foram destacados os eixos: leitura, produção de textos escritos, oralidade e análise linguística como categorias de análise. Durante a pesquisa foram analisados documentos oficiais referentes às políticas públicas de formação de professores e cadernos de estudos do Pacto. Contribuíram para a análise: os estudos de Bakhtin, Freire e Giroux, sobretudo no que se refere à importância de dar voz aos professores; os textos de Cunha e Ostetto no que se refere à importância do registro escrito e textos de autores da área de Alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Como resultados destaca-se que os relatos trazem evidências significativas de um trabalho voltado para a garantia dos Direitos de Aprendizagem em Língua Portuguesa. Embora algumas ausências tenham sido pontuadas, é possível afirmar que houve a compreensão, por parte das alfabetizadoras, sobre a importância: do lúdico no período da alfabetização; dos espaços de interação entre as crianças; do trabalho planejado com a oralidade; das escritas significativas desde o primeiro ano de escolarização; de uma reflexão sistematizada sobre a língua a partir de situações de ensino contextualizadas; de a literatura se fazer elemento rotineiro em sala de aula; de o processo de alfabetização ocorrer de forma conjunta à ampliação do letramento. Considerando que os relatos foram produzidos durante o período de formação e representaram tarefas no contexto do programa, não evidenciam, necessariamente, práticas efetivas e recorrentes de sala de aula, mas, indicam que houve a compreensão das Alfabetizadoras sobre as diferentes possibilidades de trabalho com a alfabetização nas quais o lúdico pode atuar como fio condutor do processo de ensino.

Nome do Autor: Marlene de Fátima Gonçalves
Nome do Orientador: Adriane Knoblauch
Instituição: Universidade Federal do Paraná
Estado:Paraná
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: GONÇALVES, Marlene de Fátima. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: fragmentos da prática em relatos escritos de professoras alfabetizadoras. 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2018.