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Análise dos efeitos de alterações produzidas num procedimento durante o processo de alfabetização em crianças.
O objetivo do estudo foi comparar dois procedimentos de alfabetização e verificar se a escolha e aplicação de um método de alfabetização com alterações introduzidas por uma equipe de profissionais, estava realmente garantindo esta eficácia. Foram sujeitos da pesquisa 60 crianças de ambos os sexos, com idade de 5 e 6 anos, alunos de uma escola particular de São Paulo. Os sujeitos foram divididos em dois grupos: grupo de controle e grupo experimental. Para os dois grupos foram propostos os mesmos objetivos, utilizado o mesmo método (analítico-sintético) e usada a mesma cartilha. No grupo de controle, manteve-se o processo adotado pela escola e no grupo experimental, introduziu-se o atendimento individual da professora, auxiliar e experimentadora, avaliação individual em cada objetivo, atividades de recuperação. Em cinco momentos, ao longo do processo de alfabetização, os dois grupos foram submetidos a testes comuns nas habilidades leitura silenciosa, leitura oral e escrita. Os resultados obtidos foram: o procedimento utilizado no grupo experimental não contribuiu para que o desempenho deste apresentasse diferença em relação ao desempenho do grupo de controle, portanto, o método escolhido com seu procedimento original permitiria que alunos não só fossem alfabetizados mas, sobretudo, bem alfabetizados.
Nome do Autor: NÉBIAS, CleideNome do Orientador: Sergio Luna
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1978
Curso: Pós-graduação em Psicologia da Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Método
Referência:
NÉBIAS, Cleide. Análise dos efeitos de alterações produzidas num procedimento durante o processo de alfabetização em crianças. São Paulo: PG em Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1978. 121p. (Dissertação de Mestrado).