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Mão guiando mãos: o trabalho pedagógico com a produção textual de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental no município de Fortaleza

Em sociedades letradas, a escrita possui papel muito relevante e a relação dos indivíduos com ela inicia-se antes mesmo do ingresso na escola. Entretanto, é lá em que os processos de aquisição da linguagem escrita acontecem de forma sistematizada e mais intensa. Pode-se dizer que o desenvolvimento dessa linguagem, de forma a dotar o cidadão a saber fazer o uso social da escrita, é um dos objetivos mais importantes do ciclo de alfabetização. A escola precisa trabalhar de maneira que possibilite a criança perceber que os textos apresentados estão ligados a assuntos do seu cotidiano estimulando, assim, seu interesse e fazendo com que ela entenda que a língua escrita tem sentido na sua realidade. A orientação pedagógica do trabalho com a escrita está bem posto nos documentos oficiais contemporâneos, os quais embasam o percurso didático que os professores devem trilhar com as crianças. Mas, apesar das transformações e avanços referentes às práticas pedagógicas relacionadas à aprendizagem da escrita, as avaliações em larga escala internacionais, nacionais e estaduais que avaliam a educação no Brasil (PISA, Prova Brasil e SPAECE) ainda evidenciam a dificuldade que os alunos têm em produzir textos de qualidade e de compreender o que leem. Desse modo, essa pesquisa realizou um estudo acerca da temática da produção textual na escola. Seu principal objetivo foi investigar o trabalho pedagógico com a produção textual desenvolvido no 2º ano do Ensino Fundamental, no município de Fortaleza. Como objetivos específicos, pretendeu-se analisar como as professoras vivenciam as etapas de planejamento, execução e avaliação da produção textual, bem como analisar as propostas, estratégias e recursos didáticos utilizados pelas professoras para o trabalho com a produção textual. Foram considerados autores como Marcuschi (2008), Koch e Elias (2007), Morais (2002), Geraldi (1997) dentre outros para fundamentar a pesquisa. Sobre os aspectos metodológicos, a pesquisa foi um estudo de campo, de natureza qualitativa, realizado em uma escola que apresentava bons resultados das crianças na produção textual, de acordo com dados oriundos da Secretaria Municipal de Educação. Os sujeitos foram professoras regentes do 2º ano do ensino fundamental lotadas nesta escola da rede municipal de Fortaleza no estado do Ceará. Foram utilizadas como técnicas de coleta de dados a observação e a entrevista semiestruturada. O estudo apontou que as práticas das professoras, no geral, mostraram pontos positivos que contribuem para a formação de produtores texto. Pode-se destacar que os aspectos identificados se relacionam a uma prática que assume o texto como unidade de ensino, incluindo a reflexão sobre o texto, não apenas no âmbito do conhecimento normativo, mas também no campo da textualidade.

Nome do Autor: Helen Cristina Vieira Costa
Nome do Orientador: Ana Paula de Medeiros Ribeiro
Instituição: Universidade Federal do Ceará
Estado:Ceará
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: COSTA, Helen Cristina Vieira. Mão guiando mãos: o trabalho pedagógico com a produção textual de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental no município de Fortaleza. 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal do Ceará, Ceará, 2018.