Abec

Abec


     

DO PRATICISMO À PRÁXIS: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR PEDAGOGO NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

O contexto da Formação de Professores no Brasil tem sido marcado por diferentes tendências formativas, investimento em formação e poucas mudanças. O professor, por sua vez, tem vivenciado tais transformações tendo que optar por ser um profissional comprometido com a aprendizagem e emancipação humana ou por ser um mero executor de uma aprendizagem pautada na racionalidade técnica. Diante desse cenário, na presente pesquisa objetivamos compreender a relação entre teoria e prática na Formação Contínua oferecida pelo PNAIC aos professores de terceiro ano do E.F do município de Fortaleza. Além desse fato, buscamos discutir os limites e possibilidades da Formação Contínua de professores na contemporaneidade, a partir das categorias teoria, prática e práxis. Buscamos ainda identificar no contexto da Formação do PNAIC os elementos político-pedagógicos e epistemológicos que norteiam as práticas formativas para, em seguida, analisar a partir do olhar de professores O.E e cursistas, a articulação entre teoria e prática nos processos de Formação Continuada do PNAIC. O estudo apoiou-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa, e utilizou o Estudo de Caso como método de investigação. Os sujeitos são docentes e Orientadores de Estudos participantes dos encontros de Formação Contínua do programa de governo em questão. Utilizamos a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Além disso, recorremos à análise de documentos norteadores das formações de professores. O aporte teórico baseou-se nos estudos de FREIRE (2014), LIMA (2001), PIMENTA (2004), VÁZQUEZ (2011), IMBERNÓN (2009) E FORMOSINHO (2009). Os estudos revelam aspectos da relação entre a teoria e prática com vistas à práxis, bem como sinaliza se esta formação propicia ou não mudanças na prática dos docentes. Os achados ainda apontam: a influência das relações políticas sobre as mudanças ocorridas no âmbito dos atuais programas de formação de professores; a possibilidade do desenvolvimento profissional, bem como, distanciamento ou poucas aproximações da formação com as reais necessidades da escola sinalizando assim para a adoção de uma nova proposta de formação em contexto, sendo necessários estudos posteriores para ampliação do assunto.

Nome do Autor: Nívea da Silva Pereira
Nome do Orientador: Maria Marina Dias Cavalcante
Instituição: Universidade Estadual do Centro Oeste
Estado:Ceará
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: PEREIRA, Nívea da Silva. DO PRATICISMO À PRÁXIS: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTÍNUA DO PROFESSOR PEDAGOGO NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado Acadêmico) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Ceará, 2018.