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A concepção do processo de reescrita do aluno a partir de práticas de sala de aula em uma turma do 3° ano do ciclo de alfabetização

Esta tese, de caráter qualitativo-interpretativista, desenvolvida no âmbito de uma escola da rede municipal de Esperança – PB, tem como corpus de análise textos gerados no contato com a professora e com os alunos de uma turma do 3º ano do Ciclo de Alfabetização, mediante entrevista semiestruturada; textos gerados na transcrição das aulas filmadas e textos produzidos pelos alunos, sob a orientação da colaboradora, no segundo semestre do ano letivo 2016. Situada numa perspectiva discursiva de linguagem e amparada nos aportes teóricometodológicos dos Novos Estudos do Letramento (KLEIMAN, 1995; ROJO, 2009; SOARES, 2016a; STREET, 2014), nos pressupostos do pensamento bakhtiniano, no que diz respeito aos princípios da dialogia e da responsividade (BAKHTIN, 2011; BAKHTIN/VOLOSCHÍNOV, 2009; SOBRAL, 2009) e nos estudos que têm direcionado o ensino da modalidade escrita da língua (ANTUNES, 2003; BENTES, 2012; BUNZEN, 2006, MENEGASSI, 2010; REINALDO 2003; VAL; VIEIRA, 2005; GERALDI, 2013; SERCUNDES, 2011), a presente tese de doutorado tem como objetivo compreender a concepção do processo de reescrita do aluno a partir das práticas de sala de aula em uma turma do 3º ano do Ciclo de Alfabetização. A partir da articulação das informações levantadas na pesquisa, estabelecemos 3 (três) eixos temáticos norteadores da discussão e da análise dos dados: 1) representações sobre a prática de ensino da escrita; 2) representações sobre as ações mediadoras empreendidas para o desenvolvimento do processo de reescrita; e, por fim, 3) representações sobre a concepção de reescrita do aluno. Com base na sistematização do ensino da escrita proposta pela docente, retomamos a afirmativa de que as atividades humanas estão diretamente relacionadas ao uso da linguagem, que se realiza por meio de enunciados orais e escritos, proferidos pelos integrantes dos mais variados campos da atividade humana (BAKHTIN, 2011). Logo, diante das diferentes situações e necessidades de interação, esses enunciados se consolidam e servem de referência para a produção de novos textos. Sendo assim, somente a adoção de uma visão interacionista da escrita poderia nos favorecer a análise das práticas de sala de aula e a compreensão da concepção de reescrita do aluno. Ao abrigo dessa vertente, os resultados dessa tese indicam que as representações do trabalho com a escrita revelam a adoção de uma perspectiva processual e interativa, visto que a sistematização do ensino dessa modalidade dialoga com a visão de que é preciso criar práticas significativas de aprendizagem da escrita; que as intervenções orais direcionadas de forma coletiva para a turma no processo de revisão levam o aprendiz a constituir-se como um participante ativo, haja vista colaborar com o estabelecimento da interlocução no decurso da atividade, embora a priorização de aspectos relativos à textualização configure a reescrita como uma atividade de correção; que a identificação das alterações realizadas pelas crianças e a análise de suas interpretações acerca dessas alterações favorecem a observação de uma concepção de reescrita ainda em construção, constatação que só foi possível graças ao discurso instaurado entre pesquisador e alunos, uma ação necessária para a consolidação do processo de reescrita nos anos iniciais.

Nome do Autor: Cícero Gabriel dos Santos
Nome do Orientador: Evangelina Maria Brito de Faria
Instituição: Universidade Federal da Paraíba
Estado:Paraíba
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área:
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: SANTOS, Cícero Gabriel dos. A concepção do processo de reescrita do aluno a partir de práticas de sala de aula em uma turma do 3° ano do ciclo de alfabetização. 2018. Tese de Doutorado (Doutorado) - Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2018.