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Formação continuada de professores no 'Programa de Alfabetização na Idade Certa' (PAIC): peça-chave para o sucesso da política educacional cearense?

Esta dissertação tem como intuito analisar a formação continuada de professores do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), criado pelo governo do Ceará. O caso cearense é relevante para a literatura nacional de políticas educacionais em razão de apresentar os melhores resultados em alfabetização no Brasil. Foi adotada no PAIC uma política específica de formação docente e pretende-se aqui entender o seu significado para o sucesso desse programa. Para analisar a política docente, serão utilizadas as teorias de Kingdon (2003) e Lindblom (1959) em formulação e implementação de políticas públicas, respectivamente. E para a análise, em foco, da formação continuada do PAIC, utiliza-se o conceito de formação continuada eficaz (FCC, 2017), que abriga cinco características: foco em conhecimento pedagógico de conteúdo, duração prolongada, coerência, participação coletiva e métodos ativos de aprendizagem. A partir dessa análise, pretende-se inferir a eficácia na formação continuada de professores do PAIC. Foram realizadas entrevistas com atores importantes na formulação e implementação da formação continuada do programa, para entender suas engrenagens. E ainda, realizou-se pesquisa de campo, em escolas selecionadas, do Ceará, para compreensão de um dos principais instrumentos desse Programa, o Prêmio Escola Nota Dez, buscando captar percepções de sua contribuição para a formação continuada dos professores.

Nome do Autor: Fernanda Castro Marques
Nome do Orientador: Fernando Luiz Abrucio
Instituição: Fundação Getúlio Vargas
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2018
Curso: PG em Administração Pública e Governo
Grau do Trabalho: Mestrado Profissional
Área:
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: MARQUES, Fernanda Castro. Formação continuada de professores no 'Programa de Alfabetização na Idade Certa' (PAIC): peça-chave para o sucesso da política educacional cearense?. 2018. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Profissional) - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2018.