Abec

Abec


     

Leitura e formação docente: diálogos com professoras no contexto do pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC)

Esta investigação vincula-se ao Grupo de Pesquisa Alfabetização e Letramento Escolar (ALFALE) do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Rondonópolis, (PPGEdu/ICHS/CUR/UFMT), na linha de pesquisa Linguagens, cultura e construção de conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea. A pesquisa, que tem como tema central a leitura na formação docente, foi realizada com três perfis de professoras que participaram do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Mato Grosso (PNAICMT): Professores Formadores (PF), Orientadores de Estudo (OE) e Professores Alfabetizadores (PA). O estudo é de cunho qualitativo com enfoque no estudo de caso. Como técnica e instrumentos de coleta de dados foram utilizadas a entrevista semiestruturada gravada em áudio e transcrita e o questionário impresso. O objetivo que se delineou para esta pesquisa foi analisar se, na formação do PNAIC em Mato Grosso, a leitura se constituiu em instrumento significativo no processo de formação continuada. Neste sentido, procurou responder as seguintes indagações: Na perspectiva das participantes do PNAIC em Mato Grosso, a leitura se constituiu como um instrumento significativo no processo de formação continuada? Na visão dos perfis participantes da pesquisa, quais as relações da leitura na formação continuada com a atividade docente? Como resultado, a investigação revelou que o curso oferecido pelo PNAIC em Mato Grosso contribuiu para o aprimoramento da leitura dos diferentes perfis, pois, de acordo com os dados fornecidos, durante a formação, as docentes se inseriram num processo de conscientização, revisitação e aprimoramento do trabalho com a leitura, o que também despertou o olhar para a importância da formação literária no contexto escolar e do conhecimento que o professor precisa possuir sobre leitura e literatura. Através da disponibilização de materiais didáticos e de obras do acervo pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), o curso proporcionou momentos para se discutir metodologias para o trabalho com a leitura no contexto da formação e fora dele. As análises apontaram, também, que as professoras entrevistadas se denominam como leitoras de textos, livros, artigos, revistas voltadas para as questões pedagógicas, concebendo a leitura como elemento importante para o aprofundamento teórico. Isto posto, a formação continuada do PNAIC, configurou-se como um espaço favorável para o aprimoramento das práticas de leitura do professor.

Nome do Autor: Keila Antônia Barbosa Souza
Nome do Orientador: Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Estado:Mato Grosso
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: SOUZA, Keila Antônia Barbosa. Leitura e formação docente: diálogos com professoras no contexto do pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC). 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso, 2018.