Abec

Abec


     

O ensino do ato de ler e escrever e o seu diálogo com as áreas do conhecimento no ciclo de alfabetização: uma experiência de intervenção

A pesquisa intitulada “O ENSINO DO ATO DE LER E ESCREVER E O SEU DIÁLOGO COM AS ÁREAS DO CONHECIMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: uma experiência de intervenção” tem como objetivo geral desenvolver um processo de intervenção em uma turma do 3º ano do Ciclo de Alfabetização, de modo que o ensino do ato de ler e escrever sejam explorados em áreas do conhecimento, contemplando a formação de leitores(as) e produtores(as) de textos. E de caráter mais específico: abordar as concepções teórico-metodológicas sobre o ensino do ato de ler e escrever de modo que este ensino seja contemplado nas áreas do conhecimento; identificar as concepções de leitura e de escrita que fundamentam as práticas alfabetizadoras na UEB Professor Rubem Almeida; analisar o processo de intervenção desenvolvido em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental da UEB Professor Rubem Almeida; produzir um Caderno com proposições metodológicas desenvolvidas com alunos(as) do Ciclo de Alfabetização, em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental da UEB Professor Rubem Almeida. A pesquisa é do tipo intervenção, fundamentada nos pressupostos da pesquisa-ação. Como instrumentos de geração de dados, fizemos uso da entrevista semiestruturada, da observação participante no diário de campo. Os sujeitos da pesquisa foram a professora alfabetizadora, as crianças do 3º ano do Ciclo de Alfabetização e a pesquisadora, que, devido a desistência da professora na terceira fase da pesquisa, assumiu o processo de intervenção. Como principais interlocutores(as) na escrita desta pesquisa temos, Bakhtin/Volóchinov (2009) e Bakhtin (2003). Foram também necessários no diálogo para a fundamentação e análise dos dados Damiani (2012), Bogdan e Biklen (1994), Bardin (2010), Santomé (1998), Macedo (2004), Yunes (2003), Bajard (2014), (Vygotski (1984), Tardif (2010), Curto, Murillo e Teixidó (2000), Colomer (2002), Fazenda (2013; 2014). Definimos como lócus de pesquisa a UEB “Professor Rubem Almeida”, escola da Rede Municipal de São Luís, localizada no bairro do Coroadinho. Os resultados revelam que o ensino do ato de ler e escrever no Ciclo de Alfabetização, mais especificamente na terceira etapa deste Ciclo (3º ano), com vistas à formação de leitores(as) e produtores(as) de textos, não pode se desenvolver a partir de atividades com foco na sinalidade (ênfase na som, na letra e na palavra solta) e com a responsabilidade de apenas uma área do conhecimento. É possível repensar as propostas de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita para ser formar leitores(as) e produtores(as) de textos, reconhecendo que a criança em processo de alfabetização aprende dialogando e interagindo entre elas e com os outros por meio das diversas interlocuções sociais e culturais que se estabelecem no processo de apropriação da leitura e da escrita.

Nome do Autor: Claudileude de Jesus Silva
Nome do Orientador: Joelma Reis Correia
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Estado:Maranhão
Ano Publicação: 2018
Curso: PG em Gestão de Ensino da Educação Básica
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área:
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: SILVA, Claudileude de Jesus. O ensino do ato de ler e escrever e o seu diálogo com as áreas do conhecimento no ciclo de alfabetização: uma experiência de intervenção. 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal do Maranhão, Maranhão, 2018.