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Formação docente a partir de um manual pedagógico ilustrado para gamificação de atividades como estratégia na alfabetização inclusiva
Na atual conjuntura um dos desafios encontrados no âmbito escolar permeia a inclusão educacional de alunos público-alvo da Educação Especial, de tal modo esta dissertação aborda as percepções de docentes quanto à gamificação de atividades pedagógicas a partir de orientações didáticas contidas em um Manual Pedagógico Ilustrado. Assim, a pesquisa parte do seguinte problema: De que maneira os princípios da gamificação podem contribuir para a formação de docente dos anos iniciais do Ensino Fundamental voltada para a inclusão educacional? Para responder tal questão, estabelece como objetivo geral: desenvolver um Manual Pedagógico Ilustrado com orientações didáticas para gamificação de atividades pedagógicas na alfabetização de alunos com deficiência intelectual. Este, por sua vez, foi detalhado nos seguintes objetivos específicos: pontuar o papel da formação de professores para a inclusão educacional; discutir sobre a inclusão de alunos com deficiência intelectual no contexto regular de ensino; definir a alfabetização e o letramento sob abordagem do método fônico; apresentar a gamificação como instrumento no processo de ensino e de aprendizagem, analisar as contribuições da gamificação na formação de docente voltada para inclusão educacional de alunos com deficiência intelectual por meio da aplicação de um Manual Pedagógico Ilustrado em um curso de extensão. Como encaminhamento metodológico, adota os pressupostos da pesquisa qualitativa de cunho exploratório, desenvolvida junto a 11 docentes de um município situado no Norte do Paraná. Os dados foram coletados por meio de questionários, atividades desenvolvidas no curso de extensão, notas de campo, gravação em áudio dos encontros com os docentes, bem como, observação durante o processo formativo. A partir da análise de conteúdo, os dados foram organizados em seis categorias a saber: (i) perfil dos participantes, (ii) conhecimentos prévios dos participantes, (iii) a aplicação das atividades gamificadas, (iv) planejamento gamificado, (v) a percepção dos docentes em relação ao curso de extensão e (vi) a avaliação do Manual Pedagógico Ilustrado. Dentre os resultados obtidos, os dados apontam que o Manual Pedagógico Ilustrado utilizado como base na formação de docentes mostra-se eficiente, visto que as participantes se envolveram durante a proposta colaborativa de formação e apropriaram-se do conteúdo abordado durante o curso. Sendo assim, elaboraram um plano de aula com atividades de gamificação na alfabetização de alunos com deficiência intelectual e identificaram uma mudança em posturas e práticas voltadas para o paradigma da inclusão. O Manual Pedagógico Ilustrado oferece uma contribuição ao campo da formação docente para inclusão educacional a partir da orientação didática do uso da gamificação na alfabetização de alunos com deficiência intelectual.
Nome do Autor: Fernanda Beatriz da Costa Miranda de CarvalhoNome do Orientador: Vanderley Flor da Rosa
Instituição: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Estado:Paraná
Ano Publicação: 2018
Curso: PG em Ensino de C. Humanas, Sociais e da Natureza
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área:
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: CARVALHO, Fernanda Beatriz da Costa Miranda de. Formação docente a partir de um manual pedagógico ilustrado para gamificação de atividades como estratégia na alfabetização inclusiva. 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado Acadêmico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paraná, 2018.