Abec

Abec


     

GameAlfa: jogo digital como recurso tecnológico para alunos em processo de alfabetização do segundo ano do ensino fundamental

Esta pesquisa investigou o uso de um game como recurso facilitador da alfabetização, por meio do desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica em alunos do segundo ano do ensino fundamental, em uma escola pública de Manaus. Durante o percurso metodológico, adotamos a abordagem qualitativa tendo a pesquisa-ação como método; as técnicas e instrumentos de coleta de dados utilizados foram a pesquisa bibliográfica, a observação participante e o questionário adaptado em formato de testes. Como principal recurso foi criado um game durante o percurso investigatório e aplicado junto à turma de alunos. Por meio da aplicação de um protótipo, foram coletadas as sugestões dos alunos e da professora da turma e aplicado novamente com as alterações sugeridas, buscando com isso um processo colaborativo de investigação e de criação do produto. Os resultados verificados foram satisfatórios, pois indicam o desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica na maioria dos alunos participantes da pesquisa, a partir do uso do GameAlfa como recurso tecnológico.

Nome do Autor: Austonio Queiroz dos Santos
Nome do Orientador: José Anglada-Rivera
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazo
Estado:Amazonas
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Graduação em em Ensino Tecnológico
Grau do Trabalho: Mestrado Profissional
Área:
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: SANTOS, Austonio Queiroz dos. GameAlfa: jogo digital como recurso tecnológico para alunos em processo de alfabetização do segundo ano do ensino fundamental. 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazo, Amazonas, 2018.