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Desafios e possibilidades de intervenção pedagógica para a consolidação do processo de alfabetização em turmas de 4º e 5º ano em escolas do município de Ibititá - Bahia.

Este Projeto de Intervenção investiga a prática pedagógica dos professores de 4º e 5º ano em quatro escolas da sede do município de Ibititá, objetivando a compreensão do trabalho desenvolvido com vistas ao apoio específico às crianças que adentram ao 4º e 5º ano sem acessarem a alfabetização plena. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e se delineia com elementos da etnografia. Os instrumentos utilizados foram a observação no ambiente da pesquisa, o questionário com questões abertas, a entrevista que foi feita com alunos. Foi organizado também um encontro com o os sujeitos da pesquisa para um diálogo sobre a problemática pesquisada. O estudo teórico se baseou nas concepções de Soares (2013, 2014), Ferreiro e Teberosky (1985,20030, Mortatti (2008, 2014) Freire 2015, 2009, 2010), Imbernòn (2009), Nóvoa (1992), Perrenoud (2001) entre outros que subsidiou a pesquisa em relação a alfabetização, o letramento a formação de professores. Discorre-se sobre as leis que regem a educação no Brasil com foco nos artigos que asseguram uma educação de qualidade. Constatou –se através da investigação que apesar dos investimentos, a implementação de programas de alfabetização, ainda temos crianças estudantes do 4º e 5º ano que não tem sua alfabetização efetivada. O resultado da pesquisa deixa claro a necessidade de uma intervenção para a rede, com vistas aos alunos não alfabetizados. Assim foi proposto um projeto de intervenção visando um apoio específico a crianças que não tiveram sua alfabetização consolidada. A proposta de intervenção está organizada em quatro vertentes: Formação docente, reorganização pedagógica, apoio extraclasse e colaboração dos pais de alunos, numa rede de colaboração. Assim esse projeto de intervenção sugere o movimento dos atores que estão nas escolas, professores, coordenadores, pais e secretaria de educação, na construção de metodologias que tragam uma melhoria para a aprendizagem das crianças.

Nome do Autor: Noelma Souza Rocha
Nome do Orientador: Silvia Maria Leite Almeida
Instituição: Universidade Federal da Bahia
Estado:Bahia
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Mestrado Profissional
Área:
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: ROCHA, Noelma Souza. Desafios e possibilidades de intervenção pedagógica para a consolidação do processo de alfabetização em turmas de 4º e 5º ano em escolas do município de Ibititá - Bahia.. 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado Profissional) - Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2018.