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Programa pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) na Paraíba: teoria, prática e reflexão em relatos de professores

Este estudo é uma abordagem de natureza qualitativa, do tipo interpretativista, que se valeu da pesquisa bibliográfica e documental e teve o objetivo de analisar relatos de professores, com o fim de investigar suas apreensões referentes às ideias e às orientações dadas na formação continuada do PNAIC, que envolve teoria, prática e reflexão, para compreender se as ideias são ressignificadas de formas diferentes no processo de apreensão. Partimos da hipótese de que, durante o processo formativo, os professores realizam apreensões relacionadas aos conteúdos, aos temas, às abordagens e às concepções, apreendem as orientações teóricometodológicas da proposta, ressignificando-as no processo de apreensão, e apresentam apreensões diferenciadas. O corpus ampliado desta pesquisa é composto de 300 relatos. Para a análise, consideramos 36 relatos que abordam os eixos de linguagem: leitura, oralidade, escrita e análise linguística, produzidos pelos professores alfabetizadores participantes da formação no ano de 2015. Para tanto, apoiamos nossas discussões, principalmente, nos estudos de Soares (1998, 2003, 2004, 2014), Kleiman (2001, 2005), Koch (2010), Rojo (1998, 2009), Marcuschi (2001, 2008), Schneuwly e Dolz (2004), Bakhtin (1993, 1997, 2003, 2006, 2011), Bakhtin e Voloshinov (2004), Nóvoa (1991, 1992, 1995), Schön (1992), Zeichner (1993, 1997), Pimenta (1999, 2005), Libâneo (2008) e Imbernón (2010). Considerando as contribuições desses estudiosos e dos pressupostos teóricos do PNAIC, com ênfase nos cadernos de formação, os dados foram analisados por meio da identificação de vestígios e de marcas linguísticas e textuais presentes nos relatos. Nessa análise, destacaram três categorias, com seus respectivos temas e subtemas. Na categoria ‘teoria’: tema 1 - Formação; tema 2 - Direito de aprendizagem; tema 3 - Alfabetização e letramento; na categoria ‘prática’: tema 1 - Leitura e oralidade (subtemas: antecipação de sentidos, leitura em voz alta pelo professor, reflexão e compreensão sobre o texto lido, leitura feita pelas crianças e literatura infantil: a leitura dos livros); tema 2 – Escrita e análise linguística (subtemas: a utilização dos jogos na escrita, organização de diferentes agrupamentos, reflexão e reescrita); na categoria ‘reflexão’: tema 1- Refletindo sobre a prática (subtema: trabalho pedagógico); tema 2 - Refletindo sobre o processo formativo (subtema: avaliando a formação). As análises evidenciaram os seguintes aspectos: os fundamentos teórico-metodológicos que envolvem teoria, prática e reflexão, presentes nas orientações e nos conhecimentos da formação, foram apreendidos de forma diferente pelos professores durante o processo formativo; as orientações teóricometodológicas da formação do PNAIC são ressignificadas pelo professor em um processo de apreensão individual que demonstra o desenvolvimento profissional de cada um. A apreensão de aspectos teóricos, práticos e reflexivos da formação resulta em uma reflexão mais ampla sobre a prática, sobre a formação e sobre seu percurso formativo, confirmando que o desenvolvimento reflexivo docente é diferenciado.

Nome do Autor: Maria Aparecda Valentim Afonso
Nome do Orientador: Maria Claurênia Abreu de Andrade Silveira
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Estado:Pernambuco
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área:
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: AFONSO, Maria Aparecda Valentim. Programa pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) na Paraíba: teoria, prática e reflexão em relatos de professores. 2018. Tese de Doutorado (Doutorado) - Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2018.