Abec

Abec


     

A prática pedagógica do professor do atendimento educacional especializado do município de Caucaia-CE: uma análise sobre o uso do software luz do saber na sala de recurso multifuncional

A presente pesquisa fundamenta-se na teoria sociointeracionista e objetiva analisar a prática pedagógica do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) junto ao estudante com deficiência intelectual (DI) matriculado na sala de Recurso Multifuncional do município de Caucaia, Ceará. Objetiva-se também verificar de que modo o uso do software Luz do Saber, como recurso e estratégia de mediação, pode contribuir para o processo de aquisição do sistema alfabético de escrita por estudantes com DI. Na pesquisa, adotou-se uma abordagem de natureza qualitativa e organizou-se nas seguintes etapas: 1. Diagnóstico do campo: a) aplicação inicial das atividades de avaliação do nível psicogenético da língua escrita de estudantes com DI; b) observação da prática do professor do AEE junto ao estudante com DI; 2. Desenvolvimento do estudo: a) aplicação da entrevista semiestruturada com os professores sujeitos da pesquisa; b) planejamento colaborativo de dez sessões de intervenção do professor do AEE por meio do uso do software Luz do Saber; c) observação da prática do professor do AEE no desenvolvimento de dez sessões de intervenção por meio do uso do software Luz do Saber planejadas em colaboração com a pesquisadora; d) aplicação final das atividades de avaliação do nível psicogenético da língua escrita de estudantes com DI. Participaram da pesquisa três professoras que atuam no AEE em escolas públicas do município de Caucaia-CE e suas respectivas alunas com DI, que se encontravam em processo de alfabetização. A análise dos dados foi realizada com base em três categorias: o desenvolvimento da prática do professor no AEE junto ao aluno com DI; os desafios enfrentados pelo professor do AEE no atendimento ao aluno com DI; o uso do software Luz do Saber como recurso tecnológico para evolução conceitual da língua escrita do aluno com DI. Verificou-se que a prática do professor do AEE junto ao estudante com DI se pauta em uma prática tradicional que desconsidera suas potencialidades e necessidades para acessibilidade ao conhecimento. Reflete-se que é desafiador o trabalho do professor especialista junto ao aluno com DI, porém, investimentos na formação acadêmico-profissional e o envolvimento dos agentes educacionais poderão favorecer possíveis avanços nesse processo. Constatou-se que o planejamento colaborativo organizado em sessões de intervenção para o uso do software Luz do Saber permitiu que os professores do AEE refletissem sobre os princípios de mediação que podem contribuir para o processo de aquisição do sistema alfabético de escrita por alunos que apresentam DI. Conclui-se que, no desenvolvimento das sessões pelas professoras do AEE, elas passaram a utilizar diferentes formas de mediação que favoreceram a evolução do nível conceitual da escrita de suas alunas. Infere-se que o software Luz do Saber, como um recurso computacional, em conjunto com as ações mediadoras das professoras do AEE, pode contribuir para o desenvolvimento da língua escrita de sujeitos com DI. O software se constitui como um ambiente lúdico, desafiador e estimulador para alunos em processo de alfabetização. Aponta-se a relevância do profissional especialista em perceber as especificidades do aluno com DI, para que, assim, possa estabelecer ações que promovam relações significativas de ensino, com base em um planejamento adequado às necessidades desse aluno.

Nome do Autor: Maria do Socorro Moraes Soares Rodrigues
Nome do Orientador: Adriana Leite Limaverde Gomes
Instituição: Universidade Federal do Ceará
Estado:Ceará
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: RODRIGUES, Maria do Socorro Moraes Soares. A prática pedagógica do professor do atendimento educacional especializado do município de Caucaia-CE: uma análise sobre o uso do software luz do saber na sala de recurso multifuncional. 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal do Ceará, Ceará, 2018.