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Um estudo sobre as ações de avaliação da aprendizagem e intervenções pedagógicas desenvolvidas com crianças não alfabetizadas em turmas de 4º ano do E.F. em uma escola do município de Fortaleza/CE

Os resultados das avaliações externas da Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA e da Prova Brasil para as disciplinas de Língua Portuguesa têm mostrado que existem alunos que concluem o 3º ano do Ensino Fundamental (E.F.) e chegam até o 5º ano sem estar devidamente alfabetizados – fator que interfere diretamente no seu desempenho escolar. Nesse sentido, as estratégias de intervenção pedagógicas se apresentam como essenciais para a superação de déficits de aprendizagem. Partindo dessa premissa, essa pesquisa investigou as ações de avaliação e estratégias de intervenção pedagógica desenvolvidas com alunos de 4º ano identificados como não alfabetizados em uma escola do município de Fortaleza- CE, com baixo desempenho nas avaliações externas de Língua Portuguesa (ANA-2013 e Prova Brasil “5º ano” – 2015). A metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo e a nível descritivo, incluiu aplicação de atividades de leitura e escrita com alunos de 4º ano não alfabetizados, entrevistas com a coordenação pedagógica da escola e professores-regentes, bem como técnicas de observação nas aulas de Língua Portuguesa ministradas pelas professoras regentes e apoio com foco nas intervenções voltadas para as dificuldades dos alunos não alfabetizados. Os resultados mostraram que a escola desenvolve ações de melhoria para a recuperação de alunos não alfabetizados, no entanto, devido a não sistematização das ações estratégicas não foram percebidas melhorias significativas, visto que as atividades de leitura e escrita aplicada a 8 (oito) alunos nos meses de Novembro a Dezembro/2017 detectou ainda sérios problemas de alfabetização. Além disso, a pesquisa mostrou que as professoras-apoio não desenvolveram atividades voltadas para as dificuldades dos alunos, enquanto as professoras-regentes, apesar de terem apresentado metodologias que contribuem para o processo de alfabetização e letramento das crianças, não conseguiram desenvolver atividades diferenciadas a fim de atender o nível cognitivo dos alunos não alfabetizados em sala de aula. Concluímos que as estratégias, por ora observadas, carecem de melhor sistematização, recursos didáticos adequados e acompanhamento dos resultados.

Nome do Autor: Nágila Rabelo de Lima
Nome do Orientador: Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca
Instituição: Universidade Federal do Ceará
Estado:Ceará
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: LIMA, Nágila Rabelo de. Um estudo sobre as ações de avaliação da aprendizagem e intervenções pedagógicas desenvolvidas com crianças não alfabetizadas em turmas de 4º ano do E.F. em uma escola do município de Fortaleza/CE. 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal do Ceará, Ceará, 2018.