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O Trabalho pedagógico do professor e suas implicações no processo de apropriação da língua materna escrita

Esta dissertação foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, nível de mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, na linha de pesquisa Formação de Professores e Processos de Ensino e Aprendizagem. A autora é membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Formação de Professores – GPEFOR, da mesma universidade. O trabalho pedagógico do professor e suas implicações no processo de apropriação da língua materna escrita pelo aluno constituiu o objeto desta pesquisa. A pergunta que a norteou consistiu em: como se realiza o trabalho pedagógico em sala de aula, no processo de apropriação da língua materna escrita e quais as implicações decorrentes desse processo? O objetivo geral dessa pesquisa consistiu em compreender como se realiza o trabalho pedagógico em sala de aula e as implicações deste trabalho no processo de ensino da língua materna escrita. Como objetivos específicos, delimitouse: investigar a realização do trabalho pedagógico do professor com vista à apropriação da língua materna escrita pelo aluno; identificar como as ações de ensino interferem no aprendizado da língua materna escrita e, apreender os desafios que se estabelecem para uma prática docente efetiva e consequente no ensino da língua materna escrita. A realização da investigação aconteceu por meio de pesquisa bibliográfica e de campo. Esta se constituiu de fontes primárias, propiciadas por entrevistas orientadas por roteiros semiestruturados e transcritas posteriormente; observação do trabalho pedagógico do professor e da interação professor/aluno em sala de aula, registradas em diário de campo. Os sujeitos entrevistados foram três professores que atuam em turmas do 3º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino da cidade de Cascavel – Pr. As questões direcionadas aos sujeitos da pesquisa proporcionaram acesso a informações sobre como ocorre a organização e direcionamento do trabalho docente nos momentos das produções escritas pelo aluno. A pesquisa bibliográfica se desenvolveu por meio da leitura, fichamento e análise de obras de autores clássicos como: BAKHTIN (2003, 2004), VIGOTSKY (2005, 2014) e LEONTIEV (1978, 2014), os quais vieram a contribuir na compreensão do conceito de linguagem e de desenvolvimento humano. A análise dos dados obtidos durante a pesquisa foi realizada com base na perspectiva de linguagem de Bakhtin, a partir das categorias: dialogismo, mediação e atividade. Verificamos que, para que as implicações do trabalho do professor aconteçam de forma favorável para o ensino efetivo da língua materna escrita, importa compreender como o aluno aprende, como o professor ensina e como se apresenta o objeto que se pretende ensinar, com base em uma concepção teórica que considere o processo de ensino e de aprendizado como um processo de interação e de espaço de circulação de sentidos.

Nome do Autor: Tatiana Marchetti
Nome do Orientador: Ivete Janice de Oliveira Brotto
Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Estado:Paraná
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: MARCHETTI, Tatiana. O Trabalho pedagógico do professor e suas implicações no processo de apropriação da língua materna escrita. 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado Acadêmico) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Paraná, 2018.