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Repetência na primeira série do 1º grau, em escolas estaduais de periferia e centro urbano de Santa Maria.

O objetivo da pesquisa foi de verificar se existe diferença nas causas da repetência, na 1ª série do 1º grau, entre escolas estaduais de periferia e centro urbano de Santa Maria, RS. Foram sujeitos da pesquisa alunos aprovados e reprovados, os pais dos alunos e os professores, utilizando como instrumento 2 questionários (um para os pais e outro para os professores). As variáveis apreciadas com relação aos pais foram: nível sócio-econômico e ambiente familiar. Quanto aos professores, foram: idade, titulação, freqüência em cursos e/ou treinamentos, regime de trabalho, situação funcional, situação como alfabetizador, tempo de experiência no magistério e como alfabetizador, método e processo utilizados na alfabetização. Concluiu-se que: o índice de aprovação é superior quando os pais têm nível sócio-econômico maior, têm hábito de leitura e têm interesse em acompanhar o crescimento educacional dos filhos; os professores com maior titulação, tempo de experiência e com menor carga horária pertencem às escolas do centro onde o índice de reprovação é menor; há uma relação de dependência em determinadas causas da repetência entre as duas escolas.

Nome do Autor: KNIERIM, Vera Terezinha Medina
Nome do Orientador: Ricardo Rossato
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria
Estado:
Ano Publicação: 1983
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

KNIERIM, Vera Terezinha Medina. Repetência na primeira série do 1º grau, em escolas estaduais de periferia e centro urbano de Santa Maria. Santa Maria: PG em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, 1983. 127p. (Dissertação de Mestrado).