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Educação integral: uma análise dos programas Mais Educação e Novo Mais Educação no município de Bela Vista de Goiás

O presente estudo, dentro da linha de pesquisa práticas escolares e aplicação do conhecimento, busca analisar a proposta de educação integral em curso no município de Bela Vista de Goiás, por meio da implementação do Programa Mais Educação e Novo Mais Educação em uma das unidades escolares da rede municipal de ensino. Para análise, direcionamos nossa pesquisa a partir da seguinte questão: de que forma a proposta de educação integral vem se materializando nas unidades escolares e como os profissionais envolvidos a compreendem em sua prática pedagógica? Para tanto, buscamos analisar a concepção de educação integral expressa nos documentos oficiais e suas relações com o tempo e espaço escolar, com a proposta pedagógica e com o currículo; investigar como a escola tem construído sua proposta pedagógica ante os pressupostos de uma educação integral; conhecer e apreciar as concepções teóricas apresentadas pelos participantes dos programas e como estes as empregam em sua prática escolar; finalmente, discutir sobre o impacto da proposta de educação integral em relação à melhoria do desempenho escolar dos alunos, mais especificamente em relação à alfabetização e letramento. Para compreender estas discussões optamos por desenvolver a pesquisa tendo como subsídio o método materialista histórico dialético, utilizando como referencial teórico os estudos de Marx e Engels (2007), Pires (1997), Saviani (1996, 1999, 2008), Triviños (1987) e Frigotto (2000). Na metodologia de estudo, adotou-se a pesquisa bibliográfica, documental, questionários, entrevistas, observações e registro no diário de campo. Compreendemos a partir desse estudo que os programas se diferenciam quanto a seus objetivos e finalidades, porém ambos carregam em sua essência a ampliação da jornada escolar como forma de melhorar a qualidade da educação. Os documentos legais do Programa Mais Educação nos leva a inferir que havia uma intenção educativa voltada para a ampliação do horizonte formativo dos estudantes, ou seja, sua proposta se aproxima mais da educação integral. Já os princípios norteadores do Programa Novo Mais Educação cuja finalidade é melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática nos faz pensar que as reais dimensões formativas da educação integral não estão sendo levadas em consideração. Constatamos também que, a concepção de educação integral não se apresenta claramente definida tanto nos documentos orientadores dos programas como entre os professores da unidade escolar, remetendo-a como sinônimo de ampliação da jornada escolar. Materializar a escola de tempo integral com perspectivas para a educação integral dos estudantes demanda o entendimento por parte de todos sobre esta concepção de educação, assim como a constituição de um currículo que integre todas as dimensões do processo formativo. Neste sentido, construímos e desenvolvemos uma proposta de atividades formativas com os professores da unidade escolar, a fim de promover uma reflexão acerca da temática e contribuir com a construção de uma proposta de educação integral alicerçada no diálogo, na reflexão, na participação, bem como nos anseios e ideais desta comunidade escolar. Esta pesquisa indica que há que se pensar no processo formativo dos professores, em sua interação com novos saberes, na ressignificação de sua prática pedagógica, que pressupõe também uma mudança na estrutura organizacional da escola, ou seja, a formação continuada dos professores sobre esta temática faz-se cada vez mais necessária.

Nome do Autor: Deuzeni Gomes da Souza
Nome do Orientador: Sônia Santana da Costa
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Estado:Goiás
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Grad. em Ensino na Educação Básica
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área:
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: SOUZA, Deuzeni Gomes da. Educação integral: uma análise dos programas Mais Educação e Novo Mais Educação no município de Bela Vista de Goiás. 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal de Goiás, Goiás, 2018.