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Apostilados de ensino para a educação infantil: análise da qualidade das atividades de apropriação do sistema de escrita alfabética e o que dizem as professoras sobre esses materiais
Essa pesquisa teve o objetivo de investigar a qualidade das atividades voltadas à apropriação do sistema de escrita alfabética presentes em coleções de apostilados de ensino (AEs), destinados à Educação Infantil (EI) e qual a opinião das professoras sobre estes materiais. As análises foram referentes apenas aos materiais de grupo V (G V). As respectivas cidades onde foram utilizados AEs na rede pública de ensino foram: Sistema de Ensino Aprende Brasil (SAB- Recife), Alfa e Beto (A&B- Carpina), Estação Criança (ESC- Itapissuma) e Prosinha (PRO- Orobó). Analisamos as habilidades cognitivas despertadas pelas atividades dos AEs e manuais do professor (MPs), tais como: leitura, identificação, comparação, contagem, partição, formação, exploração, cópia, escrita, completar e outros e; a presença do lúdico na apresentação delas. Caracterizamos os textos e a relação deles com atividades de escrita alfabética na perspectiva do letrar alfabetizando. A organização dos MPs, definições e conceitos sobre a rotina, a criança, o professor e a língua escrita e por fim, identificamos o que pensam as professoras sobre o uso de AE na EI e sobre algumas atividades específicas do SAB (Positivo, 2012) adotado em Recife em 2014 e 2015. Apoiamo-nos em Soares (2016) que trouxe contribuições valiosas, além de outros autores. A pesquisa foi desenvolvida com a análise de 4 AEs utilizados ou em uso entre os anos de 2012 a 2016 em municípios pernambucanos. Como procedimentos metodológicos: (1) análise documental e de conteúdo dos 4 AEs e seus respectivos MPs; (2) entrevista com 10 professoras de grupo V da EI de Recife que utilizaram o SAB e que analisaram 11 atividades pré-selecionadas do mesmo. Os resultados da pesquisa indicaram que as atividades de SEA mais frequentes foram: leitura, escrita e identificação, sobretudo de letras. As atividades de SEA mais frequentes nos MPs foram a escrita espontânea e a menos frequente a cópia. Os AEs apresentaram uma quantidade grande de textos, concentrados no domínio discursivo literário/ficcional. O letramento multimodal foi contemplado. AEs e MPs revelaram pouca preocupação para com a consciência fonológica. Muitas atividades perceptivo-motoras, demonstraram implicitamente ser a EI lugar apenas de preparo para a alfabetização. Dois AEs (A&B e ESC) reduziram o professor a uma pessoa com atributos maternais. Na opinião das professoras em relação a SAB o material se mostrou descontextualizado e fora da realidade da EI, tendo das 11 atividades por elas avaliadas, 70% de reprovação.
Nome do Autor: Cristina Maria Gomes SilvaNome do Orientador: Magna do Carmo Silva
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Estado:Pernambuco
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: SILVA, Cristina Maria Gomes. Apostilados de ensino para a educação infantil: análise da qualidade das atividades de apropriação do sistema de escrita alfabética e o que dizem as professoras sobre esses materiais. 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2018.