Abec

Abec


     

Entre números e letras considerações de professoras alfabetizadora da escola de tempo integral Padre Josimo Morais Tavares (Palmas-TO), sobre as contribuições do PNAIC para suas práticas de ensino de Matemática

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) foi implementado com o objetivo de alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade. O processo de materialização dessa política ocorreu entre os entes federados e as Instituições de Ensino Superior (IES), o que ampliou o espectro para o desenvolvimento de pesquisas. Nesse sentido, nos desafiamos a analisar contribuições do PNAIC ao processo de ensino e aprendizagem de matemática no Ciclo de Alfabetização, na Escola de Tempo Integral Padre Josimo Morais Tavares, localizada no município de Palmas, TO. Trata-se de uma pesquisa qualitativa alicerçada no Estudo de Caso, na qual se consideram o conteúdo disciplinar, a metodologia de ensino e a avaliação das aprendizagens. A pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira consiste em uma análise no acervo dos cadernos de formação do PNAIC, mais precisamente em relação à Alfabetização Matemática; nessa etapa também foi realizado um estudo em pesquisas que versam sobre alfabetização matemática e sobre a fundamentação teórica de sustentação deste estudo (Danyluk, Nacarato, Mengali, Passos). A segunda etapa comporta um estudo empírico desenvolvido com a coordenadora municipal do PNAIC, a supervisora escolar, a orientadora de estudos do PNAIC e cinco professoras alfabetizadoras que participaram na formação continuada do PNAIC. Para realizar este estudo, entrevistamos as profissionais da educação participantes da pesquisa e observamos o desenvolvimento de atividades em cinco classes do 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental. A realização das entrevistas ocorreu a partir de um roteiro de perguntas que possibilitaram capturar dados e informações acerca da formação acadêmica das profissionais, da sua atuação no PNAIC e das contribuições da formação para a sua atuação profissional. Os resultados demonstram contribuições significativas do PNAIC para a prática docente, identificadas no desenvolvimento de saberes disciplinares e curriculares dos professores, bem como na compreensão de conceitos inerentes ao ensino da matemática no Ciclo de Alfabetização, assumidas nas práticas dos professores, tais como letramento matemático, o lúdico como estratégia para o ensino na infância e a resolução de problemas, e para a ampliação da comprrensão da avaliação da aprendizagem visando o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.

Nome do Autor: Seila Alves Pugas
Nome do Orientador: Idemar Vizolli
Instituição: Universidade Federal do Tocantins
Estado:Tocantins
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: PUGAS, Seila Alves. Entre números e letras considerações de professoras alfabetizadora da escola de tempo integral Padre Josimo Morais Tavares (Palmas-TO), sobre as contribuições do PNAIC para suas práticas de ensino de Matemática. 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal do Tocantins, Tocantins, 2018.