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Trabalho pedagógico na alfabetização: uma travessia dialética em construção

A presente dissertação sobre o Trabalho Pedagógico na Alfabetização está inserida na Linha de Pesquisa 02 – Práticas Escolares e Políticas Públicas e alicerça-se no Kairós - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Políticas Públicas e Educação, ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Durante minha graduação em Pedagogia, instigada pelas questões vivenciadas na escola por intermédio do PIBID, fui motivada a estudar o trabalho pedagógico na alfabetização. Como são muitas as pesquisas desenvolvidas na área de Educação, após definir a temática abordada neste projeto, foi realizado o estado do conhecimento, que buscou encontrar produções acadêmicas existentes sobre trabalho pedagógico e alfabetização. No entanto, foram encontrados poucos trabalhos referentes ao tema, sobre trabalho pedagógico encontrou-se estudos atrelados à prática pedagógica, coordenação pedagógica e orientação pedagógica. Já em relação à alfabetização os estudos são relacionados as práticas de professoras alfabetizadoras, a métodos de alfabetização, entre outros. Os poucos trabalhos encontrados resultaram como justificativa, revelando a importância de estudo sobre temática escolhida. Nessa direção, este projeto de pesquisa teve, como problematização, analisar quais sentidos do trabalho pedagógico emergem do discurso das professoras alfabetizadoras da Rede Municipal de Santa Maria. Seu objetivo principal foi analisar a concepção dos professores alfabetizadores sobre trabalho pedagógico. Em relação aos objetivos específicos, estes buscaram compreender os sentidos produzidos pelos professores alfabetizadores sobre seu trabalho e contrastar os avanços e retrocessos da alfabetização. Como aporte teórico-metodológico, o trabalho fundamentou-se no materialismo histórico dialético, que permitiu fazer alguns atravessamentos no decorrer da pesquisa, evidenciando a centralidade da categoria Trabalho. Destes atravessamentos, percebeu-se que não haveria como estudar o Trabalho Pedagógico na Alfabetização, sem antes olhar para a história da educação e os interesses capitalistas sobre a mesma. Outra questão apresentada refere-se ao distanciamento entre a teoria e a realidade encontrada nas escolas, bem como o antagonismo entre as políticas educacionais propostas e a execução das mesmas. Por fim, as considerações apontam para a necessidade de se olhar para a formação dos professores, preparando-os para o trabalho que vão desempenhar na escola, no caso o trabalho pedagógico, e, posterior a isso, dar voz aos mesmos, porque são eles que vivenciam a cada dia os inúmeros fatores que incidem sobre a escola. Logo, considerando o movimento contínuo dos fenômenos e da história da humanidade, as considerações reafirmam a crença na [in]conclusão desse estudo, pois continuam em movimento constante para atender os fenômenos que se apresentam em relação ao trabalho pedagógico na alfabetização – uma travessia dialética em construção.

Nome do Autor: Dulcineia Libraga Pappalia de Toni
Nome do Orientador: Liliana Soares Ferreira
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 2017
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: TONI, Dulcineia Libraga Pappalia de. Trabalho pedagógico na alfabetização: uma travessia dialética em construção. 2017. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2017.