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Desenvolvimento da Consciência Fonológica: Correlações com a aprendizagem da leitura e escrita

Este estudo teve como objetivo estudar o desenvolvimento da consciência fonológica e suas correlações com a aprendizagem da leitura e escrita. Participaram deste estudo 40 crianças, entre meninos e meninas da primeira à quarta série do ensino fundamental. De acordo com os objetivos a serem alcançados, as crianças não apresentavam distúrbios auditivos, visuais ou de aprendizagem. Todos os indivíduos foram submetidos ao Teste de Consciência Fonológica – CONFIAS (Moojen, 2003), Prova de Leitura em Voz Alta e Prova de Escrita sob Ditado (Pinheiro, 1994).  A análise foi feita com ênfase nos dados quantitativos e teve como referência as observações concernentes a acertos e erros. Cada proposta da avaliação foi analisada individualmente, para em seguida, fazer o cruzamento dos dados pesquisados, o que possibilitou estabelecer as correlações entre o desenvolvimento da consciência fonológica com a aprendizagem da leitura e da escrita. Ao comparar o desenvolvimento da consciência fonológica e o aprendizado da leitura e escrita, entre as séries, foi observado um alto grau de significância estatística. No entanto, ao comparar série por série, nem todas apresentaram diferença significativa. Foi observado, na 1ª série uma tendência positiva e na 2ª série, uma correlação altamente positiva. Na 1ª série, o número de acertos no teste de consciência fonológica foi o mesmo encontrado no teste de escrita, e na 2ª série, o número de acertos em consciência fonológica foi o mesmo encontrado no teste de leitura. Estes resultados possibilitaram afirmar que nas séries iniciais há uma correlação de reciprocidade. Ao correlacionar as três variáveis, desenvolvimento da consciência fonológica, aprendizagem da leitura e aprendizagem da escrita entre as quatro séries, ou seja, entre os grupos e dentro do próprio grupo encontrou-se um alto grau de significância estatística o que vem reforçar a idéia da evolução destas habilidades. O desenvolvimento da consciência fonológica e a aprendizagem da leitura e escrita apresentaram, de uma maneira geral, uma correlação positiva no estudo em questão. Logo, a análise dos resultados permitiu concluir que de uma maneira geral, a consciência fonológica evolui no decorrer da aprendizagem da leitura e da escrita.  

Nome do Autor: Francisca das Chagas Medeiros Vasconcelos
Nome do Orientador: Mônica Medeiros de Britto Pereira
Instituição: Universidade Veiga de Almeida
Estado:Rio de Janeiro
Ano Publicação: 2006
Curso: Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área:
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: VASCONCELOS, Francisca das Chagas Medeiros. Desenvolvimento da Consciência Fonológica: Correlações com a aprendizagem da leitura e escrita. 2006. Dissertação de Mestrado (Mestrado Acadêmico) - Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro, 2006.