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Dificuldades de escrita para recém-alfabetizados

A pesquisa teve por objetivo detectar as principais dificuldades de escrita para recém-alfabetizados, partindo da hipótese de que, alunos alfabetizados por métodos diferentes de alfabetização mostrariam erros ortográficos diferentes. Utilizando uma abordagem estrutural e comparativa, e levando em conta não apenas a alteração grafêmica, mas também a fonológica, a autora analisa um corpus obtido através de ditados de palavras isoladas e de palavras contextualizadas em frases. Foram escolhidas três escolas do estado de São Paulo: uma usava o método sintético-silábico; outra o global-analítico e a terceira os dois simultaneamente. Os sujeitos foram alunos de 3ª série do 1º grau, que, teoricamente, teriam já completado o processo de alfabetização e adultos do curso supletivo, que também já teriam completado esse processo. A autora aponta e analisa os erros encontrados em cada escola e afirma que, de maneira geral, a contextualização da palavra prejudicou o desempenho da escrita dos recém-alfabetizados, independentemente do método de alfabetização. Alunos alfabetizados pelo método silábico-sintético obtiveram melhores resultados que os demais.

Nome do Autor: SANCHES, Rosalie Gallo Y
Nome do Orientador: Mary Alzawa Kato
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1981
Curso: PG Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Lingüistica
Assunto:Sist. Fonológico / Sist. Ortográfico
Referência:

SANCHES, Rosalie Gallo Y. Dificuldades de escrita para recém-alfabetizados. São Paulo: PG em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1981. 139p. (Dissertação de Mestrado).