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Proposta integrada de estimulação da Consciência Fonológica na alfabetização

A consciência fonológica é considerada uma das habilidades que facilita o processo de alfabetização e, quando essa habilidade sofre alguma alteração, podem surgir dificuldades de leitura e escrita. Pesquisas evidenciam a importância da estimulação dessa habilidade no contexto escolar de forma preventiva, sendo o educador o principal mediador dessa estimulação. Desse modo, percebe-se a importância do material pedagógico que serve de apoio ao professor, com uma proposta de estimulação da consciência fonológica integrada aos componentes curriculares já previstos na alfabetização. Assim, o objetivo deste trabalho foi elaborar uma proposta integrada de estimulação da consciência fonológica na alfabetização. Para tanto, analisaram-se programas nacionais e internacionais já testados nessa área. As atividades de estimulação da consciência fonológica foram integradas aos objetos de conhecimento e habilidades de Língua Portuguesa, Ciências da Natureza e Ensino Religioso já propostos para o 1.o e 2.º ano do Ensino Fundamental na Base Nacional Comum Curricular. Para as atividades, optou-se pela abordagem da aprendizagem ativa, com atividades lúdicas individuais ou em grupo, músicas e textos rimados, visando desenvolver a consciência fonológica de maneira integrada. Como resultados, a proposta foi organizada em cinco volumes, cada um atendendo um nível da consciência fonológica: frase, sílaba, rima, aliteração e fonema. Foram elaboradas e incluídas na proposta 103 atividades lúdicas, 19 músicas, 15 jogos e quatro textos rimados. Cada volume foi avaliado por juízes, sendo 25 fonoaudiólogos e 29 pedagogos, dos quais cinco são Mestres na área da Educação e dois possuem experiência em produção de livros didáticos. Ao analisar a valoração atribuída pelos juízes, foi possível verificar, em todos os volumes da PIECF, que nenhum item foi avaliado como inadequado, porém, no volume cinco, nas atividades um, três e cinco, o IVC obtido foi menor que 0,75, havendo necessidade de alterações para incluí-lo na versão final da PIECF. Acredita-se que a Proposta Integrada de Estimulação da consciência fonológica tem o potencial de contribuir com a formação pedagógica dos professores para a estimulação da consciência fonológica no cotidiano da sala de aula de alfabetização, bem como apoiar os familiares ou outros profissionais que auxiliam no processo de aprendizagem nesse nível de ensino.

Nome do Autor: Cecilia Cristina Cesar Leopoldo Lopes
Nome do Orientador: Gildene do Ouro Lopes Silva
Instituição: Centro Universitário Adventista de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2018
Curso:
Grau do Trabalho: Mestrado Profissional
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: LOPES, Cecilia Cristina Cesar Leopoldo. Proposta integrada de estimulação da Consciência Fonológica na alfabetização. 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado Profissional) - Centro Universitário Adventista de São Paulo, São Paulo, 2018.