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A consciência fonológica no processo de alfabetização: análise do curso de formação continuada em práticas de alfabetização

O propósito da alfabetização é que as crianças compreendam o sistema de leitura e escrita, de forma autônoma e contínua. Pesquisas recentes nesta área vêm enfatizando a importância das habilidades metalinguísticas para promover o sucesso na aprendizagem inicial da leitura e escrita: a alfabetização, principalmente relacionado à habilidade da Consciência fonológica. A pesquisa é de abordagem qualitativa na modalidade exploratória, pois possibilita um maior aprofundamento na compreensão do problema em estudo, bem como aprimorar informações que darão suporte à construção de conceitos e hipóteses, possibilitando conclusões e resultados mais promissores à pesquisa. O presente estudo objetiva discutir sobre a abordagem destinada ao trabalho com a Consciência Fonológica no processo de alfabetização, a partir da análise do módulo 02 do curso de Formação continuada em Práticas de Alfabetização. Como objetivos específicos pretende-se: (i) analisar as metodologias propostas para o trabalho com a consciência fonológica; (ii) analisar os recursos adotados; (iii) compreender a concepção de alfabetização que perpassa o curso. Para execução dos objetivos, tomamos como base a reflexão teórica de autores como Magda Soares ( 2003, 2004, 2014, 2020); Morais (2012, 2021) Capovilla (2004); Adams (2006); Almeida (2003); Kleiman (1995); Ferreiro (1996); Kato (1994), Pessoa (2007), Mortatti (2008, 2006, 2014) e também em documentos oficiais que norteiam a educação. Além da pesquisa bibliográfica, para a geração dos dados, será realizada uma análise crítica do curso de Formação Continuada em Práticas de Alfabetização, oferecido pelo Ministério da Educação, de forma online, através da plataforma AVAMEC – Tempo de aprender, com a parceria de 23 instituições. O curso “Práticas de Alfabetização” apresentou-se enfaticamente autoritário, reducionista e retrógado impondo o método fônico como solução e melhor indução ao processo de alfabetização, baseado nas evidências científicas e estudos experimentais, desconsiderando toda história da alfabetização brasileira. Podemos concluir que o desenvolvimento da habilidade Consciência Fonológica, pode ser fator de relevância no processo de alfabetização, mas desde que a condução a esta alfabetização, seja ampla, discutível, diversificada e não reduzida a somente este ou aquele método, mas que se amplie o campo de oportunidade aos educandos.

Alfabetização;Consciência Fonológica;Formação de professores

 

Nome do Autor: Rosivania Diniz Araujo
Nome do Orientador: Mauriceia Silva de Paula Vieira
Instituição: Universidade Federal de Lavras
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2022
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Mestrado Profissional
Área: Formação de Professores
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: ARAUJO, Rosivania Diniz. A consciência fonológica no processo de alfabetização: análise do curso de formação continuada em práticas de alfabetização. 2022. Dissertação de Mestrado (Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais, 2022.