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Projetos criativos ecoformadores: contribuições para o processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental

Este estudo teve, por objetivo, investigar as contribuições da metodologia de Projetos Criativos Ecoformadores - PCE para o processo de alfabetização. Os sujeitos da pesquisa foram vinte e cinco estudantes, em processo de alfabetização, matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental. O estudo se caracteriza pela pesquisa-ação e abordagem qualitativa e está vinculado à linha da Didática das Ciências e da Matemática - PPGECIM/ FURB/SC. O Projeto Criativo Ecoformador - PCE, cujos autores são Torre e Zwierewicz (2009), é um referencial metodológico criativo baseado na autonomia, colaboração e transformação e visa o desenvolvimento integral do ser humano. Seus fundamentos são baseados nos referenciais teóricos da complexidade, transdisciplinaridade e ecoformação. A pesquisa revela que o PCE “O estudo dos bugios e seu ambiente biodiverso” desenvolveu um percurso formativo, que foi além da apropriação do código linguístico e envolveu uma temática aberta a inúmeras possibilidades e aprendizagens que se desenvolveram ‘entre, através e além’ dos conteúdos, ampliando o potencial articulador, criativo e transformador do ensino no início da escolaridade dos estudantes do 1º ano. A utilização do PCE foi um diferencial marcante na prática de ensino do processo de alfabetização, que fomentou a relação dialógica apresentada por saberes, conhecimentos e contextos, possibilitando aos estudantes desenvolverem uma visão ampla e flexível a novos conhecimentos em uma proposta transdisciplinar e ecoformadora. Os resultados apontam ainda que o projeto possibilitou a superação da fragmentação e descontextualização do ensino no processo de alfabetização; ao articular a realidade ambiental do entorno e os conteúdos curriculares, fomentou a sensibilização da consciência em relação à biodiversidade da região e possibilitou o desenvolvimento de valores sustentáveis, mobilizando a capacidade individual e coletiva de intervenção e transformação. Além disso, a construção de um conhecimento contextualizado e com funcionalidade para a vida, no processo de alfabetização, gerou o empoderamento dos estudantes que perceberam o impacto e a importância de suas mobilizações na conscientização das pessoas, proporcionando a valorização da cultura escrita e a sua aquisição em meio a uma relação dialógica, consigo, com o outro e com o mundo, ajudando a compor elementos essenciais para sua formação. Sublinhamos que no decorrer do desenvolvimento do PCE, o conhecimento construído e as ações desenvolvidas foram polinizados para a comunidade escolar em várias oportunidades. Com o objetivo de divulgar e auxiliar a fundamentar projetos na alfabetização, pautados na metodologia do PCE, o produto educacional dessa dissertação foi compartilhado em um Blog. Para finalizar, realçamos a contribuição da pesquisa realizada para a discussão sobre a ecoformação e os conceitos que a estruturam, bem como para a reflexão sobre processos de ensino e aprendizagem voltados, desde a mais tenra infância, ao desenvolvimento humano de sujeitos protagonistas de suas histórias.

Nome do Autor: Eliane de Fatima Prim Santos
Nome do Orientador: Arleide Rosa da Silva
Instituição: Universidade Regional de Blumenau
Estado:Santa Catarina
Ano Publicação: 2017
Curso: PG em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Grau do Trabalho: Mestrado Profissional
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SANTOS, Eliane de Fatima Prim. Projetos criativos ecoformadores: contribuições para o processo de alfabetização no 1º ano do ensino fundamental. 2017. Dissertação de Mestrado (PG em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, 2017.