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A articulação entre o ensino e o aprendizado do sistema de escrita alfabética e da consciência fonológica no bloco inicial de alfabetização

Esse estudo analisou a relação entre a apropriação do sistema de escrita alfabética e as habilidades de consciência fonológica no processo de alfabetização em duas turmas (1º e 2º anos) do Bloco Inicial de Alfabetização – BIA, em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. Teoricamente, está ancorado em Soares (2016; 2012) e Morais (2019; 2012), entre outros, no que concerne ao ensino de linguagem na alfabetização; em Mainardes (2007) e Lüdke (2001) para a discussão dos ciclos; em Chartier (2007) para o debate acerca das dimensões didática e pedagógica do trabalho docente, bem como em documentos de base legal (BRASIL, 2012;2013a) que enfocam os direitos de aprendizagem para o ciclo de alfabetização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de acordo com Lüdke (2013) e André (2005). As técnicas de investigação adotadas foram a observação participante em 2019 (10 em cada uma das duas turmas acompanhadas); entrevista semiestruturada e diagnoses, objetivando apreender os perfis dos estudantes nos eixos de alfabetização e letramento. Para o tratamento dos dados, recorreuse à análise de conteúdo temática de acordo com Bardin (2016) e Franco (2008). No concernente à análise das práticas pedagógicas, foi possível apreender pontos de aproximação e de distanciamento na rotina pedagógica, no ensino de alfabetização (propriedades do sistema de escrita alfabética e consciência fonológica), bem como no campo do letramento. Em se tratando da rotina, foi evidente a discrepância em proposições de brincadeiras/jogos de alfabetização na turma de 1º ano em contraposição à expressiva presença dessa alternativa didática no 2º. Em relação ao sistema de escrita e da consciência fonológica, as docentes investiram, expressivamente, em atividades de partição oral de palavras em sílabas, entretanto, não exploraram, sistematicamente, identificação e produção de rimas e aliterações. Enquanto a turma do 1º ano enfocou, essencialmente, as unidades linguísticas menores (letras, sílabas), a do 2º ano oportunizou a escrita e a leitura de sentenças/frases. Cabe salientar que a unidade linguística palavra se mostrou como padrão para ambas as turmas. No eixo do letramento, houve ausência do trabalho com gêneros textuais no grupo-classe do 1º ano, enquanto no 2º foi recorrente, ainda que a professora tenha monopolizado os momentos de leitura. Quanto às diagnoses empregadas, houve desempenhos semelhantes na escrita de palavras com sílabas canônicas (consoante + vogal), entretanto, em se tratando daquelas com maior complexidade, a turma de 2º ano se sobressaiu, o que sugere, de fato, uma progressão. Ficou notório o papel exercido pela consciência fonológica (rimas e aliterações) no avanço da apropriação do sistema de escrita alfabética, bem como uma maior estabilidade nas relações grafofônicas. As produções textuais indicaram que é pertinente desenvolver um trabalho mais articulado entre alfabetização e letramento nessa etapa da escolarização. Foi possível apreender, num geral, uma vinculação entre as escolhas didáticas e pedagógicas das docentes e os resultados obtidos por meio das diagnoses.

Sistema de escrita alfabética. Consciência fonológica. Ciclo. Alfabetização e letramento. Ensino e aprendizagem.

 

Nome do Autor: Kelly Alves Rocha dos Santos
Nome do Orientador: Solange Alves de Oliveira Mendes
Instituição: Universidade de Brasília
Estado:Distrito Federal
Ano Publicação: 2020
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SANTOS, Kelly Alves Rocha dos. A articulação entre o ensino e o aprendizado do sistema de escrita alfabética e da consciência fonológica no bloco inicial de alfabetização. 2020. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de Brasília, Distrito Federal, 2020.