Abec

Abec


     

A importância do conhecimento docente sobre a consciência fonológica na prática pedagógica

O presente estudo visa investigar qual o nível de conhecimento dos professores alfabetizadores sobre a consciência fonológica e se esse conhecimento afeta sua prática pedagógica. Para a realização desse trabalho, participaram da pesquisa 101 professores alfabetizadores, 65 afirmaram ter feito capacitação na área de consciência fonológica. Eles responderam a um questionário cujas perguntas objetivaram identificar se os professores reconhecem as atividades de consciência fonológica e as consideram importantes para prática pedagógica. Ao final desse trabalho, foi pedido aos professores que identificassem cinco atividades quanto a sua natureza (se desenvolvia ou não a consciência fonológica). Os resultados mostraram que ter feito capacitação não ajudou os professores a responderem perguntas conceituais sobre o tema consciência fonológica, porém, os professores que participaram dessas capacitações reconheceram e realizaram mais atividades que desenvolviam a consciência fonológica. As capacitações demonstram ter algum reflexo na prática docente, mas ainda parecem ser insuficientes para oferecer um subsídio teórico para a atividade do professor.

consciência fonológica – prática pedagógica – alfabetização.

 

Nome do Autor: Maria Nilde Oliveria
Nome do Orientador: Marcia Maria Peruzzi Elia
Instituição: Universidade Salgado Oliveira
Estado:Rio de Janeiro
Ano Publicação: 2015
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Psicologia Social
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: OLIVERIA, Maria Nilde. A importância do conhecimento docente sobre a consciência fonológica na prática pedagógica. 2015. Dissertação de Mestrado (Mestrado Acadêmico) - Universidade Salgado Oliveira, Rio de Janeiro, 2015.